Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/36040
Title: | Indisciplinando a música: pesquisa artística e ativismo historiográfico |
Author: | Chiantore, Luca |
Keywords: | Performance Studies Periodização Ativismo Desclassificação |
Issue Date: | 2022 |
Publisher: | Stricto Sensu |
Abstract: | Disciplining Music, de Katherine Bergeron e Philip Bohlman, foi um livro icônico em repensar as relações entre o que eram então três campos aparentemente separados: musicologia histórica, etnomusicologia e a própria prática musical. Desde aquele longínquo ano de 1992, o recrudescimento das perspectivas teóricas e experiências de pesquisa nesses e em outros campos se intensificou tanto que essa mesma interação gerou novas oportunidades de reflexão e ação. Este artigo enfoca o potencial da interação entre reflexão e perspectivas historiográficas alternativas, que serão aplicadas ao repertório canônico da música clássica ocidental para mostrar como a existência de uma tradição precisa pode transformar a performance em um laboratório para experimentação de músicos e estudiosos. Tomando como ponto de referência a relação entre o ativismo e performance nos escritos de Richard Schechner e Dwight Conquergood, e a ideia de "desclassificação" moldada por Antonio García Gutiérrez, proponho o conceito de ativismo historiográfico como estrutura específica para possíveis aplicações em Pesquisa Artística para explorar o potencial da música para trazer individual e mudanças coletivas. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/36040 |
DOI: | 10.35170/ss.ed.9786586283778.04 |
ISBN: | 978-65-86283-77-8 |
Publisher Version: | https://sseditora.com.br/ebooks/pesquisa-artistica-performance-criacao-e-cultura-contemporanea/ |
Appears in Collections: | INETmd - Capítulo de livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Indisciplinando a música.pdf | 563.84 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.