Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/36013
Title: Manufatura aditiva numa empresa de fabrico de componentes para a indústria automóvel
Author: Pais, João Carlos Pinho
Advisor: Oliveira, José Martinho Marques de
Lima, Paulo Agostinho Silva de
Keywords: Manufatura aditiva
Fabricação por filamento fundido
Gabaris
Materiais poliméricos
Materiais compósitos
Propriedades mecânicas
Parâmetros de impressão
Defense Date: 16-Dec-2022
Abstract: A Manufatura Aditiva tem tido um crescimento sustentado do ponto de vista industrial ao longo dos últimos anos. Pelas vantagens que estas técnicas apresentam as empresas estão a demonstrar interesse na sua implementação para melhoria da sua cadeia de valor. A fábrica da Renault em Cacia, Aveiro, pretende incrementar o recurso à Manufatura Aditiva para produzir internamente peças de desgaste e de substituição para as suas linhas de produção. Isto permite a redução de custos, stock, e dependência de fornecedores externos. O presente trabalho foca-se num caso de estudo em que se pretende substituir uma peça, até então produzida por um processo subtrativo (maquinação), por uma peça produzida aditivamente. Neste contexto procedeu-se à caracterização mecânica de vários materiais comercialmente disponíveis para fabricação por filamento fundido (FFF), ao estudo dos parâmetros e estratégias de impressão e ao redesign da peça utilizando guidelines de Design for Additive Manufacturing. No final do trabalho fez-se uma análise de custos relativos à produção da peça em função dos diferentes materiais e selecionou-se aquele que apresentou melhor relação custo/beneficio. A FFF revelou-se uma técnica com potencial crescente para o setor industrial da Renault Cacia.
Additive Manufacturing as seen a sustainable growth over the past few years in the industry. Currently, companies are beginning to show interest in implementing these techniques to improve their supply chain. The Renault factory at Cacia, Aveiro, intends to use Additive Manufacturing to manufacture wear and spare parts internally, for the reduction of costs, stock, and dependence on external suppliers. The present work focuses on a case study where it is intended to replace a part previously produced by a subtractive process (machining) by an additive manufactured part. The study proceeded with the mechanical characterization of several materials, the study of printing parameters and strategies along with the part redesign using Design for Additive Manufacturing guidelines. In the end, the costs related to the parts production in the different materials were analyzed and, ultimately, the material considered the most suitable was selected. The FFF technique presents an increasing potential in order to be used in companies like Renault Cacia.
URI: http://hdl.handle.net/10773/36013
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEMaC - Dissertações de mestrado
DEM - Dissertações de mestrado
ESAN - Dissertações de mestrado

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