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Title: Avaliação de desempenho e satisfação na empresa Dellent Consulting: práticas e sugestões de melhoria
Author: Pereira, Mariana Nogueira de Almeida
Advisor: Melo, Ana Isabel
Keywords: Avaliação de desempenho
Satisfação do colaborador
Melhoria contínua
Defense Date: 13-Dec-2022
Abstract: O presente relatório é resultado da experiência de estágio curricular na empresa Dellent Consulting. A realização do estágio teve a pretensão de analisar os resultados dos questionários de avaliação de desempenho e de avaliação da satisfação, com o propósito de apresentar melhorias ao modelo para implementações futuras. O relatório encontra-se dividido em duas partes principais: ao longo da primeira parte são abordados os conceitos de Gestão de Recursos Humanos, Gestão do Desempenho, Avaliação do Desempenho e Satisfação do colaborador, assim como algumas das especificidades destes conceitos. Assim, são aprofundadas as caraterísticas, benefícios, inconvenientes e métodos de aplicação da avaliação de desempenho. Também a satisfação do colaborador é uma questão que é mencionada ao logo do presente trabalho e que tem destaque nesta primeira parte. Na segunda parte do trabalho, é descrito o processo de aplicação da avaliação do desempenho e da avaliação da satisfação, no caso concreto da empresa Dellent Consulting. Ao longo do relatório é compreensível a importância que estes modelos de avaliação têm num clima organizacional. A correta aplicação de processos tende a ser uma mais-valia para os bons resultados pretendidos, promovendo um bom ambiente inter-relacional, proporcionando novas aprendizagens e ensinamentos que originarão produtividade e satisfação de parte a parte. A recolha de informação bibliográfica conjugada com a aplicação dos questionários de avaliação permitiu identificar os pontos a melhorar no processo e nos colaboradores.
This report is the result of the curricular internship experience at Dellent Consulting. The internship was intended to analyze the results of the performance assessment and satisfaction assessment questionnaires, with the purpose of presenting improvements to the model for future implementations. The report is divided into two main parts: the first part addresses the concepts of Human Resources Management, Performance Management, Performance Assessment and Employee Satisfaction, as well as some of the specificities of these concepts. Thus, the characteristics, benefits, drawbacks and methods of application of the performance evaluation are deepened. Employee satisfaction is also an issue that is mentioned throughout this work and that is highlighted in this first part. In the second part of the work, the process of applying performance assessment and satisfaction assessment is described, in the specific case of the company Dellent Consulting. Throughout the report, the importance that these assessment models have in an organizational climate is understandable. The correct application of processes tends to be an asset for the good, intended results, promoting a good inter-relational environment, providing new learning and lessons that will generate productivity and satisfaction from both sides. The collection of bibliographic information combined with the application of evaluation questionnaires allowed the identification of points to improve in the process and in the employees.
URI: http://hdl.handle.net/10773/35973
Appears in Collections:DCSPT - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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