Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/35972
Title: O managerialismo e a governação no ensino superior público brasileiro: um estudo de caso na Universidade Federal do Rio de Janeiro
Author: Silva, Fabio Rodrigo
Advisor: Diogo, Sara
Keywords: Managerialismo
Nova gestão pública
Governação
Ensino superior público
Brasil
Defense Date: 9-Dec-2022
Abstract: Esta dissertação procura perceber como é que a Nova Gestão Pública (NGP) e o managerialismo influenciam a governação no ensino superior público brasileiro, por meio da realização de um estudo de caso na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A investigação é conduzida através do levantamento dos principais documentos que regem o funcionamento da Universidade, com posterior análise de seu conteúdo, a fim de se identificar elementos relacionados ao managerialismo e à NGP. Foi realizada uma entrevista com o Vice-Reitor da UFRJ, com o objetivo de se observar como se concretizam na prática as questões de governação e também com o propósito de se identificar o arquétipo de governação da instituição. Esta análise tem como intuito revelar se a instituição está mais voltada para as tradições universitárias, numa perspectiva colegial, para um ethos de mercado, ou até para a possível existência de algum hibridismo entre tais características. Os resultados da investigação sugerem que, mesmo com a imposição de práticas managerialistas por parte de agentes externos, principalmente aqueles ligados ao Governo Federal, a UFRJ mantém sua governação em ligação aos valores tradicionais, dentro do arquétipo de Burocracia Profissional, como forma de resistência e de preservação de sua autonomia garantida pela Constituição Federal do Brasil.
This dissertation seeks to understand how New Public Management (NPM) and managerialism influence governance in Brazilian public higher education through a case study performed at the Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ). The investigation is conducted through surveys of the primary documents governing the University's functioning, with subsequent analysis of its content, in order to identify elements related to managerialism and the NPM. An interview with the Vice-Rector of UFRJ took place to observe how governance issues are dealt with in practice and identify the archetype of governance of the institution. This analysis aims to reveal whether the institution follows university traditions in a collegial perspective, a market ethos, or if there is some possible hybridism between these characteristics. Research suggests that, even with the imposition of managerial practices by external agents, mainly those linked to the Federal Government, UFRJ governance is linked to traditional values, within the archetype of Professional Bureaucracy, as a form of resistance and preservation of their autonomy guaranteed by the Federal Constitution of Brazil.
URI: http://hdl.handle.net/10773/35972
Appears in Collections:DCSPT - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Fabio_Silva.pdf2.6 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.