Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/35822
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dc.contributor.advisorCampos, Carla Marina Pereirapt_PT
dc.contributor.authorCaldeira, Licínia Diogopt_PT
dc.date.accessioned2023-01-17T14:16:16Z-
dc.date.available2023-01-17T14:16:16Z-
dc.date.issued2022-12-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/35822-
dc.description.abstractA incerteza e o crescimento irregular dos mercados, obrigam as organizações a adaptarem-se ao meio envolvente em que se encontram inseridas. É este o contexto empresarial que as empresas enfrentam diariamente, com enorme concorrência e pressão, fruto da globalização, dos avanços tecnológicos e da exigência dos stakeholders, que têm incentivado o desenvolvimento de novas formas de planeamento, acompanhamento e avaliação do desempenho organizacional. Na resposta a estes desafios, encontramos os instrumentos de controlo de gestão que têm procurado contribuir para o cumprimento dos objetivos propostos, numa atempada e permanente adequação das competências e dos recursos, sobretudo na forma como auxiliam a gestão de uma organização. A revisão da literatura evidencia que os instrumentos de controlo de gestão assumem um papel fundamental na implementação da estratégia e no processo de avaliação de desempenho da organização, permitindo uma melhor monitorização da atividade e um maior envolvimento dos gestores. Dos diversos instrumentos utilizados para auxiliar na projeção dos objetivos estratégicos e melhorar a eficácia da gestão, destaca-se o Balanced Scorecard (BSC) enquanto ferramenta de gestão. Neste contexto, a presente dissertação tem como objetivo principal construir um modelo de BSC como proposta de implementação a aplicar numa empresa da indústria portuguesa da cerâmica de sanitários, que potencie a formulação e a implementação da estratégia e a avaliação do desempenho organizacional de acordo com as quatro perspetivas originais prescritas pela literatura científica, com a inclusão de duas novas perspetivas consideradas ajustadas às especificidades do ambiente industrial em estudo. A arquitetura da investigação, de índole qualitativa, seguiu uma metodologia de estudo de caso exploratório e, assentou numa proposta de modelo de BSC a implementar no Grupo Sanindusa, que conta com mais de 30 anos de história a operar no segmento dos produtos sanitários. O modelo construído evidenciou o potencial do BSC enquanto instrumento de formulação e gestão da estratégia, através da criação de um mapa estratégico que envolveu a definição de objetivos e, inerentes indicadores de desempenho, metas, métricas, iniciativas estratégicas e planos de ação exequíveis, contribuindo, assim, como framework de auxílio na futura tomada de decisão e melhoria do desempenho estratégico e operacional da empresa.pt_PT
dc.description.abstractUncertainty and irregular market growth force organizations to adapt to the environment in which they operate. This is the business context that companies face on a daily basis, with enormous competition and pressure, as a result of globalization, technological advances and stakeholder demands, which have encouraged the development of new forms of planning, monitoring and evaluating organizational performance. In response to these challenges, we find the management control instruments that have sought to contribute to the fulfillment of the proposed objectives, in a timely and permanent adaptation of skills and resources, especially in the way they help the management of an organization. The literature review shows that management control instruments play a fundamental role in the implementation of the strategy and in the organization's performance evaluation process, allowing better monitoring of activity and greater involvement of managers. Of the various instruments used to help project strategic objectives and improve management effectiveness, the Balanced Scorecard (BSC) stands out as a management tool. In this context, the main objective of this dissertation is to build a BSC model as an implementation proposal to be applied in a company in the Portuguese sanitary ceramics industry, which enhances the formulation and implementation of the strategy and the assessment of organizational performance in accordance with the four original perspectives prescribed by the scientific literature, with the inclusion of two new perspectives considered adjusted to the specificities of the industrial environment under study. The research architecture, of a qualitative nature, followed an exploratory case study methodology and was based on a proposal for a BSC model to be implemented in the Sanindusa Group, which has over 30 years of history operating in the sanitary products segment. The built model showed the potential of the BSC as a strategy formulation and management tool, through the creation of a strategic map that involved the definition of objectives and inherent performance indicators, goals, metrics, strategic initiatives and feasible action plans, contributing, thus, as an aid framework in future decision-making and improvement of the company's strategic and operational performance.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectControlo de gestãopt_PT
dc.subjectInstrumentos do controlo de gestãopt_PT
dc.subjectInstrumentos de pilotagempt_PT
dc.subjectBalanced Scorecardpt_PT
dc.subjectEstratégiapt_PT
dc.titleO balanced scorecard como instrumento de controlo de gestão: modelo de aplicação à indústria portuguesa de cerâmica de sanitáriospt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.description.masterMestrado em Contabilidadept_PT
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
ISCA-UA - Dissertações de mestrado

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