Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/35754
Title: O treino mental e a performance musical: aplicação no ensino básico e secundário de música
Author: Alves, Inês Fernandes
Advisor: Santana, Helena
Keywords: Treino mental
Exercícios
Altamente (2016)
Ensino básico e secundário de música
Defense Date: 18-Jul-2022
Abstract: O presente documento foi realizado no ano letivo de 2021/2022, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, unidade curricular do Mestrado em Ensino de Música da Universidade de Aveiro, variante de violino, reunindo duas secções: o Projeto de Investigação e o Relatório da Prática de Ensino Supervisionada. A primeira secção refere-se ao Projeto de Investigação e pode-se dividir em duas partes, a primeira assume a responsabilidade de fundamentação teórica necessária para a elaboração da segunda, o Projeto Educativo. Neste projeto, o treino mental é encarado como uma ferramenta de controlo emocional associado à performance e otimização da performance musical. Com este estudo pretendeu-se averiguar a eficácia de dois exercícios (exercício de escrita e exercício de visualização) de treino mental adaptados do livro Altamente (2016) de Margarida Fonseca Santos para o contexto do ensino básico e secundário de música. O projeto contou com a participação de 5 alunos de violino da Escola Artística do Instituto Gregoriano de Lisboa e realizou-se durante 5 meses, sendo que os exercícios foram implementados em 3 meses. Para a recolha de dados foram elaboradas duas audições, uma antes e outra depois da implementação dos exercícios, associadas a fichas-questionário que tiveram como objetivo perceber qual o estado emocional dos alunos em diferentes fases da performance e, também, entender a opinião dos alunos sobre os exercícios realizados. Os resultados obtidos através da investigação sugerem que o treino mental originou um melhor controlo emocional por parte dos participantes, especialmente antes e após a performance. Concluiu-se também que os participantes consideraram a prática eficaz e essencial. A segunda secção diz respeito ao Relatório da Prática de Ensino Supervisionada realizada na Escola Artística do Instituto Gregoriano de Lisboa, sob a orientação cooperante do professor Marcos Lázaro. Neste relatório são integrantes todos os elementos presentes no processo da prática.
This document was carried out in the academic year 2021/2022, within the scope of the Supervised Teaching Practice, curricular unit of the Master in Music Education at the University of Aveiro, violin variant, bringing together two sections: the Research Project and the Report of the Supervised Teaching Practice. The first section refers to the Research Project and can be divided into two parts, the first assumes responsibility for the theoretical foundation necessary for the elaboration of the second, the educational project. In this project, mental training is seen as a tool of emotional control associated with the performance and optimization of musical performance. This study aimed to investigate the effectiveness of two mental training exercises (writing and visualization exercise) adapted from the book Altamente (2016) by Margarida Fonseca Santos, for the context of basic and secondary music education. The project had the participation of 5 violin students from the Escola Artística do Instituto Gregoriano de Lisboa and was carried out for 5 months, with the exercises being implemented in 3 months. For data collection, two auditions were carried out, one before and one after the implementation of the exercises, associated with questionnaires that aimed to understand the emotional state of the students in different stages of the performance and, also, to understand the opinion of the students about the exercises executed. The results obtained through the investigation suggest that mental training resulted in better emotional control by the participants, especially before and after the performance. It was also concluded that the participants considered the practice to be effective and essential. The second section concerns the Report on the Supervised Teaching Practice carried out at the Escola Artística do Instituto Gregoriano de Lisboa, under the cooperative guidance of Professor Marcos Lázaro. This report includes all elements present in the practice process.
URI: http://hdl.handle.net/10773/35754
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Inês_Alves.pdf14.68 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.