Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/35711
Title: Adaptação do conceito de Kodály para o ensino-aprendizagem do clarinete
Author: Baptista, Carina Ascensão Pinto
Advisor: Hiney, Aoife
Keywords: Conceito de Kodály
Ensino artístico especializado
Audiação
Investigação
Ensino do clarinete
Defense Date: 14-Jul-2022
Abstract: O presente trabalho visa explorar a adaptação do Conceito de Kodály para o contexto do ensino artístico especializado em Portugal, especificamente para o ensino-aprendizagem de clarinete. A revisão da literatura demonstra que adaptações do Conceito de Kodály podem contribuir para melhorias na afinação e na interpretação do repertório. No entanto, há uma escassez de estudos quer nacionais quer internacionais que abordam a adaptação do Conceito de Kodály para clarinete. Através de investigação-ação, foram desenvolvidas várias atividades de ensinoaprendizagem baseadas no Conceito de Kodály que foram implementadas com três alunos de clarinete no âmbito da Prática do Ensino Supervisionada no Conservatório do Vale do Sousa. Estas atividades de canto e movimento corporal incluíram improvisação, percussão corporal e exercícios de desenvolvimento de competências de audiação. Os resultados demonstram benefícios nas perceções e compreensões musicais dos alunos preenchendo uma lacuna entre as aprendizagens de conhecimento teórico e conhecimento prático. Além disso, a prática de escrever e refletir sobre as atividades de ensino-aprendizagem desenvolvidas tornou-se uma ferramenta importante para uma professora no início da carreira. O presente documento integra também o relatório da prática de ensino supervisionada. O relatório divide-se em quatro capítulo, onde são apresentadas as características da escola, assim como o funcionamento da prática de ensino ocorrida no Conservatório do Vale do Sousa no ano letivo de 2021/2022.
The general aim of this dissertation is to explore the adaptation of the Kodály Concept in the context of specialized artistic teaching in Portugal, specifically for the teaching and learning of clarinet. A review of the existing literature demonstrates that adaptations of the Kodály Concept can contribute to improvements in intonation and the interpretation of repertoire. However, there is a lack of studies, both nationally and internationally, that address the adaptation of the Kodály Concept for clarinet. Through action-research, various teaching and learning activities based on the Kodály Concept were developed and implemented with three clarinet students during teaching practice placement. These singing and movement-based activities included improvisation, body percussion and exercises to develop inner-hearing skills. The results demonstrate improvements in the students’ musical understanding and perception, bridging a gap between their theoretical and practical knowledge. Furthermore, the practice of writing about and reflecting on the teaching and learning activities was found to be a valuable tool for an earlycareer teacher. The present document also includes the report of the practice of supervised teaching. The report is divided into four chapters, which present the school characteristics, as well as the process of teaching practice that occurred in the Conservatório do Vale do Sousa in the school year 2021/2022.
URI: http://hdl.handle.net/10773/35711
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Carina_Baptista.pdf3.44 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.