Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/35708
Title: Adesão e influência dos podcasts de viagens em Portugal
Author: Lima, Leonor de Sousa Lopes Santos
Advisor: Antunes, Maria João
Keywords: Podcasts
Viagens
Influência
Caracterização
Defense Date: 22-Jul-2022
Abstract: Num panorama em que viajar se torna cada vez mais acessível, os utilizadores fazem uso das tecnologias como meio de inspiração mas também de informação. Os podcasts assumem um peso crescente na vida dos ouvintes portugueses e dão resposta a estas necessidades. A presente investigação tem como finalidade a construção de um guia de boas práticas para a produção de podcasts de viagens. Para isso, torna-se necessário conhecer os ouvintes e as tendências de consumo de podcasts de viagens em contexto português, assim como as características que consideram mais atraentes neste tipo de conteúdo. Com esse intuito, desenvolveu-se uma investigação mista na qual se aplicou um inquérito por questionário a ouvintes de podcasts de viagens e uma grelha de observação a 50 podcasts de viagens. No que é relativo às características que tornam os podcasts de viagens atraentes, percebeu-se que os ouvintes preferem episódios de média duração, publicados semanalmente, onde são realizadas entrevistas a convidados, focadas em destinos específicos. No que concerne à influência dos podcasts de viagens, constatou-se que esta está maioritariamente presente na fase de pré-compra de viagens – criando nos ouvintes vontade de pesquisar sobre os destinos abordados – e na intenção de visita a esses destinos. Esta investigação surge num contexto em que, mais do que nunca, devem ser exploradas as várias potencialidades associadas ao podcast. Num cenário em que as fronteiras deixam de representar barreiras físicas, os viajantes usufruem cada vez mais das tecnologias para seu suporte e esta tendência não mostra previsões de diminuir.
In a scenario where travelling is becoming more and more accessible, users use technologies as a means of inspiration but also of information. The podcasts assume a growing weight in the lives of Portuguese listeners and respond to these needs. This research aims to build a practice guide for the production of travel podcasts. To achieve this, it is necessary to know the listeners and the consumption habits of travel podcasts in a Portuguese context, as well as the characteristics that they consider more attractive in this type of content. With this purpose, mixed research was developed in which a questionnaire survey was applied to travel podcasts listeners and an observation grid to 50 travel podcasts. Regarding the characteristics that make travel podcasts attractive, it was perceived that listeners prefer medium-length episodes, published weekly, where guest interviews are conducted, focused on specific destinations. Concerning the influence of travel podcasts, it was found that it is mostly present in the pre-purchase phase of travel - creating in listeners the will to research about the destinations addressed - and the intention to visit these destinations. This research comes in a context where, more than ever, the various potentialities associated with the podcast should be explored. In a scenario where borders no longer represent physical barriers, travelers increasingly use technologies to support them, and this trend shows no predictions of diminishing.
URI: http://hdl.handle.net/10773/35708
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Leonor_Lima.pdf8.66 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.