Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/35708
Title: | Adesão e influência dos podcasts de viagens em Portugal |
Author: | Lima, Leonor de Sousa Lopes Santos |
Advisor: | Antunes, Maria João |
Keywords: | Podcasts Viagens Influência Caracterização |
Defense Date: | 22-Jul-2022 |
Abstract: | Num panorama em que viajar se torna cada vez mais acessível, os utilizadores
fazem uso das tecnologias como meio de inspiração mas também de
informação. Os podcasts assumem um peso crescente na vida dos ouvintes
portugueses e dão resposta a estas necessidades.
A presente investigação tem como finalidade a construção de um guia de boas
práticas para a produção de podcasts de viagens. Para isso, torna-se
necessário conhecer os ouvintes e as tendências de consumo de podcasts de
viagens em contexto português, assim como as características que
consideram mais atraentes neste tipo de conteúdo.
Com esse intuito, desenvolveu-se uma investigação mista na qual se aplicou
um inquérito por questionário a ouvintes de podcasts de viagens e uma grelha
de observação a 50 podcasts de viagens. No que é relativo às características
que tornam os podcasts de viagens atraentes, percebeu-se que os ouvintes
preferem episódios de média duração, publicados semanalmente, onde são
realizadas entrevistas a convidados, focadas em destinos específicos. No que
concerne à influência dos podcasts de viagens, constatou-se que esta está
maioritariamente presente na fase de pré-compra de viagens – criando nos
ouvintes vontade de pesquisar sobre os destinos abordados – e na intenção de
visita a esses destinos.
Esta investigação surge num contexto em que, mais do que nunca, devem ser
exploradas as várias potencialidades associadas ao podcast. Num cenário em
que as fronteiras deixam de representar barreiras físicas, os viajantes
usufruem cada vez mais das tecnologias para seu suporte e esta tendência
não mostra previsões de diminuir. In a scenario where travelling is becoming more and more accessible, users use technologies as a means of inspiration but also of information. The podcasts assume a growing weight in the lives of Portuguese listeners and respond to these needs. This research aims to build a practice guide for the production of travel podcasts. To achieve this, it is necessary to know the listeners and the consumption habits of travel podcasts in a Portuguese context, as well as the characteristics that they consider more attractive in this type of content. With this purpose, mixed research was developed in which a questionnaire survey was applied to travel podcasts listeners and an observation grid to 50 travel podcasts. Regarding the characteristics that make travel podcasts attractive, it was perceived that listeners prefer medium-length episodes, published weekly, where guest interviews are conducted, focused on specific destinations. Concerning the influence of travel podcasts, it was found that it is mostly present in the pre-purchase phase of travel - creating in listeners the will to research about the destinations addressed - and the intention to visit these destinations. This research comes in a context where, more than ever, the various potentialities associated with the podcast should be explored. In a scenario where borders no longer represent physical barriers, travelers increasingly use technologies to support them, and this trend shows no predictions of diminishing. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/35708 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Documento_Leonor_Lima.pdf | 8.66 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.