Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/35640
Title: Improvisação: do ensino às práticas experimentais
Author: Marinho, Helena (org.)
Caspurro, Helena
Branco, Joaquim
McNair, Nicholas
Keywords: Prática espontânea
Performance em tempo real
Aprendizagem
Ensino Básico e Secundário
Issue Date: 28-Sep-2022
Abstract: Enquanto prática espontânea e irrepetível, a improvisação resiste à análise e à reflexão sistemática, que correm mesmo o risco de se constituir como representações menores do seu objecto de estudo. No entanto, a própria história das práticas de improvisação indicia a importância da complementaridade de abordagens reflexivas e abordagens performativas. Esta sessão abordará dois aspectos específicos que se inscrevem precisamente nesta intersecção. No contexto português de aprendizagem formal da música a nível básico, secundário e mesmo superior, o ensino de competências de improvisação é frequentemente omitido dos currículos ou menorizado. O que podemos aprender com propostas já implementadas por músicos, pesquisadores e educadores? Em que consistem estas propostas e como se poderiam difundir e desenvolver? Será esta a base para uma conversa entre Helena Caspurro (UA / INET-md), Joaquim Branco (Escola Profissional de Música de Espinho / UA) e Nicholas McNair (CESEM), moderada por Helena Marinho (UA / INET-md), sobre o estado presente do ensino da improvisação em Portugal, com base nas suas experiências e visões sobre o futuro desta área.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/35640
Appears in Collections:INETmd - Comunicações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Da improvisação as praticas experimentais I Jornadas.pdf144.23 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.