Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/35640
Title: | Improvisação: do ensino às práticas experimentais |
Author: | Marinho, Helena (org.) Caspurro, Helena Branco, Joaquim McNair, Nicholas |
Keywords: | Prática espontânea Performance em tempo real Aprendizagem Ensino Básico e Secundário |
Issue Date: | 28-Sep-2022 |
Abstract: | Enquanto prática espontânea e irrepetível, a improvisação resiste à análise e à reflexão sistemática, que correm mesmo o risco de se constituir como representações menores do seu objecto de estudo. No entanto, a própria história das práticas de improvisação indicia a importância da complementaridade de abordagens reflexivas e abordagens performativas. Esta sessão abordará dois aspectos específicos que se inscrevem precisamente nesta intersecção. No contexto português de aprendizagem formal da música a nível básico, secundário e mesmo superior, o ensino de competências de improvisação é frequentemente omitido dos currículos ou menorizado. O que podemos aprender com propostas já implementadas por músicos, pesquisadores e educadores? Em que consistem estas propostas e como se poderiam difundir e desenvolver? Será esta a base para uma conversa entre Helena Caspurro (UA / INET-md), Joaquim Branco (Escola Profissional de Música de Espinho / UA) e Nicholas McNair (CESEM), moderada por Helena Marinho (UA / INET-md), sobre o estado presente do ensino da improvisação em Portugal, com base nas suas experiências e visões sobre o futuro desta área. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/35640 |
Appears in Collections: | INETmd - Comunicações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Da improvisação as praticas experimentais I Jornadas.pdf | 144.23 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.