Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/35594
Title: Projectos editoriais
Author: Beja, Rui
Keywords: Plano editorial global
Projecto de lançamento editorial
Grande lançamento editorial
Gestão de estudos da cultura
Projectos culturais de património
Issue Date: 14-May-2013
Abstract: O mundo da edição não foge à regra quando se coloca a questão clássica que tanto apaixona os teóricos da gestão: trata-se de uma arte ou de uma ciência e, se estamos perante um misto das duas componentes, qual prevalece? Apesar da discussão académica, a experiência prática tem uma resposta concreta: a gestão é um caldeamento de arte e ciência que tem de ser doseado em função das situações concretas, sendo certo que, como em quase tudo na vida, o sucesso depende de «alguma inspiração» e de «muita transpiração», mesmo quando estamos perante um produto tão singular como o livro, um objecto sociocultural com valor económico-comercial. O facto de cada obra editorial constituir um produto comercial único implica, consequentemente, que cada título requeira a elaboração de um projecto editorial diferenciado, ainda que possa revestir características bastante normalizadas nas edições mais comuns e altamente sofisticadas quando estamos perante obras conceptualmente complexas e economicamente onerosas.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10773/35594
Appears in Collections:CLLC - Comunicações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013-05-14 Projectos editoriais .pdf1.59 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.