Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/35530
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cardoso, Ana | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2022-12-21T12:04:22Z | - |
dc.date.available | 2022-12-21T12:04:22Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.issn | 2530-8041 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/35530 | - |
dc.description.abstract | O Quinteto Nacional de Sopro foi um grupo da Emissora Nacional portuguesa, constituído por Luiz Boulton (flautista, 1908-1994), José dos Santos Pinto (oboísta, 1917-2014), Carlos Saraiva (clarinetista, 1910-2001), Ângelo Pestana (fagotista, 1919-2002) e Adácio Pestana (trompista, 1925-2004), cuja atividade se situou entre 1950 e 1976, maioritariamente durante o regime autoritário, designado Estado Novo. A investigação que realizei permitiume perceber que a aprendizagem musical destes instrumentistas no contexto de bandas filarmónicas e militares influenciou o seu percurso laboral e performativo no contexto do «mundo» (Becker 1992) da música profissional em Lisboa. Nessas formações, aprenderam a tocar um instrumento, mas também a compor e a dirigir uma banda, desenvolvendo um perfil de «músico lato e multifacetado» (Cardoso 2019). O objetivo deste artigo consiste numa reflexão acerca do modo como esta influência esteve presente nos contextos performativos e nas carreiras destes músicos, recorrendo para tal à pesquisa arquivística e bibliográfica e a entrevistas. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | FCT | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Associación Nacionale de Directores de Banda | pt_PT |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/POR_CENTRO/SFRH%2FBD%2F129767%2F2017/PT | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Bandas filarmónicas e militares | pt_PT |
dc.subject | Músico lato e multifacetado | pt_PT |
dc.subject | Profissionalizacão | pt_PT |
dc.title | A construção de um perfil de músico lato e multifacetado no contexto das bandas filarmónicas e militares durante o Estado Novo: o caso dos músicos do Quinteto Nacional de Sopro | pt_PT |
dc.type | article | pt_PT |
dc.description.version | published | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
degois.publication.title | Estudios Bandisticos: Wind Band Studies | pt_PT |
degois.publication.volume | 4 | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://www.estudiosbandisticos.com/en/home/ | pt_PT |
dc.identifier.essn | 2660-5996 | pt_PT |
dc.identifier.articlenumber | 8 | pt_PT |
Appears in Collections: | INETmd - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Cardoso, Ana Margarida, Estudios Bandisticos.pdf | 205.71 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.