Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/3550
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCabrita, Isabelpor
dc.contributor.authorAlmeida, Maria Luísa Bastospor
dc.date.accessioned2011-05-31T16:35:42Z-
dc.date.available2011-05-31T16:35:42Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/3550-
dc.descriptionMestrado em Multimédia em Educaçãopor
dc.description.abstractO ensino continua a obedecer a lugares definidos no tempo e no espaço, ou seja, o professor continua a ser o principal responsável pela transmissão de conteúdos e o papel do aluno continua a ser bastante passivo. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) podem portanto influenciar e transformar a aprendizagem. As plataformas de gestão da aprendizagem e applets permitem definir uma nova metodologia de ensino e aprendizagem, organizando o espaço de interacção, de acordo com uma dada intencionalidade, incentivando a auto-aprendizagem dos alunos recorrendo a uma rede de colaboração. No entanto, apesar da divulgação de plataformas e da formação de professores na sua utilização, o seu uso ainda não é generalizado e não está a ser efectuado da forma mais adequada. Por outro lado, há necessidade de compreender os conceitos algébricos, as estruturas e os princípios que regem as manipulações simbólicas e como estes símbolos podem ser utilizados para traduzir ideias matemáticas e a exploração de padrões e regularidades ajuda os alunos a desenvolver o pensamento algébrico. Apesar da maioria dos professores e investigadores, na área da Matemática, reconhecerem a importância dos padrões no desenvolvimento e na compreensão das estruturas algébricas, a sua abordagem, em contexto de sala de aula, é ainda pouco explorada, sendo importante uma investigação nesta área e numa perspectiva inovadora. Neste contexto, desenvolveu-se este estudo com o primordial objectivo de avaliar o impacto da utilização de recursos da Web 2.0 (applets e plataforma de gestão da aprendizagem) na abordagem do domínio temático da Álgebra, mais concretamente, no estudo das funções, centrada nos padrões e regularidades ao nível do desenvolvimento de: competências tecnológicas; apetências, conhecimentos e capacidades matemáticas, transversais e específicas e apetências e capacidades de trabalho colaborativo. Para tentar dar resposta às questões de investigação subjacentes aos objectivos que se perseguem, optou-se por um estudo de caso desenvolvido num contexto de investigação-acção uma vez que se pretendia analisar, de modo intensivo, uma situação particular, em contexto real, e mais focada nos processos do que nos resultados finais, não seguindo uma linha rígida de orientação. A parte empirica do estudo decorreu em ambiente académico normal, em contexto de sala de aula e a distância, numa escola dos 2.º e 3º Ciclos do Ensino Básico com Ensino Secundário do distrito de Leiria e incidiu sobre alunos de uma turma do 8.º ano de escolaridade. Ad principais técnicas de recolha de dados foram a observação, a inquirição e a análise documental. A análise dos dados recolhidos foi, essencialmente, de natureza qualitativa, não pondo de parte, no entanto, elementos quantificáveis envolvidos, com o objectivo de suportar a análise qualitativa. A análise de conteúdo a que os dados foram submetidos permitiu concluir que a integração de recursos da Web 2.0 (applets e plataforma de gestão de aprendizagem) nas actividades lectivas, em diferentes contextos espaçotemporais - nas aulas de Matemática, em sessões de Estudo Acompanhado (EA) e a distância - contribuiu para motivar os alunos para uma aprendizagem mais profunda, significativa e eficaz e desenvolver e/ou construir conhecimentos tecnológicos e algébricos, uma visão mais positiva e dinâmica da matemática, capacidades de resolução de problemas, de raciocinio e de comunicação matemática de forma mais autónoma e responsável. A utilização de uma componente a distância, como complemento das aulas, estimulou e favoreceu o processo de ensino e aprendizagem e promoveu a partilha de informação, a construção de conhecimento partilhado e colaborativo e interacções mais ricas entre os diferentes intervenientes (saber, alunos e professora/investigadora).por
dc.description.abstractThe education continue to obey to defined positions in time and space, that means, the teacher still to be the main responsable for the contents transmition and the student role continues to be quite passive. The Information and Communication Technologies (ICT) can therefore influence and transform the learning. The learn mannagement systems and the applets allow to define a new methodology of teaching and learning, by organizing the interaction space in accordance with a given intencionality, encouraging self-learning of the students recurring to a colaboration network. However, despite the diffusion of the platforms and the training of the teachers in their use, their use is not yet generalised and is not being made in the more apropriate manner. By other way, there is the need to understand the algebric concepts, the structures and principals that rule the symbolic manipulations and how these symbols can be used to translate mathematical ideas and the exploration of the patterns and regularities helps the students to develop algebric thinking.Despite the majority of teachers and investigators in the Mathematical field, does recognize the importance of patterns in the development and comprehension of the algebric structures, their approach, in a classroom context, is yet less explored, being important a research in this area and in a innovative perspective. In this context, this study has been developed with the primordal purpose of evaluating the impact of the use of resources Web 2.00 (applets and learn mannagement systems) in the approach of themathic domain of the Algebra , more concretely, in the study of functions, centred in patterns and regularities to the development level of: technologic competences, appetites, knowledgments and transversal and specific mathematical capabilities appetites and capabilities of colaborative work. To Try to give an answer to the questions of the underlying investigation to the purposes wich are pursue, was decided for a case study developed in a context of action-investigation once that it was intended to do, an analise in an intensive way, a particular situation, in a real context, and more focused in the process than in the outcomes, not been followed a strict line of orientation. The empirical part of the study took place in normal academic environment, in classroom context and the distance, in a school of the second and third Cycles of Basic Education with elementary education in the district of Leiria and focused on students from the 8 degree of education. The main techniques of data’s collection were the watching, the inquiry and the documental analysis. The analise of the collected data, was essentialy on qualitative nature, not disregarding, however,quantifiable elements envolved , with the aim to support the qualitative analise. The content analyses that those data’s were submitted allowed to conclude that the interaction of resources Web 2.00 (applets and learn mannagement systems) in the academic activities, in different space-temporals context in the mathematics classes in Oriented study sessions (OS) and distance, contributed to motivate the students for a more deep learning, significant and effective, and develop and/or to build Technological and algebric knowledegments;a more positive view and dynamic of the mathematic; to develop the capabilities of problems resolution, mathematical reasoning and mathematical communication; a more positive view and dynamic of the mathematic;capabilities of problems resolution, of reasoning and of mathematical communication, in a more autonomic and responsible way. The usage of one component the distance, complementary to the lessons, favoured and encouraged the process of education and learning and fostered the sharing of information, the construction of sharing knowledgement and collaborative and more rich interactions between the different intervenient (knowledge, students and teacher/ researcher).por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino multimédiapor
dc.subjectB-learningpor
dc.subjectEnsino da matemática - Ensino básico 3º ciclopor
dc.subjectMetodologia de ensinopor
dc.subjectMotivação para a aprendizagempor
dc.titleWeb 2.0 e padrões na aprendizagem da matemáticapor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.levelmestradopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
4063.pdf45.85 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.