Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/3547
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Oliveira, João Pedro Paiva de | por |
dc.contributor.advisor | Soveral, Isabel Maria Machado Abranches de | por |
dc.contributor.author | Bachratá, Petra | por |
dc.date.accessioned | 2011-05-31T12:13:32Z | - |
dc.date.available | 2011-05-31T12:13:32Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/3547 | - |
dc.description | Doutoramento em Música | por |
dc.description.abstract | Esta tese apresenta alguns aspectos em como o fenómeno do gesto musical pode ser compreendido na percepção da interação musical na música para instrumentos e sons electroacústicos. Através de exemplos de análise, classificação e categorização de diferentes relacões gestuais entre instrumentos e sons electroacústicos, pretende-se estabelecer modelos específicos de interacção que podem ser aplicados como método analítico assim como na composição musical. A pesquisa parte de uma variedade de definições sobre gesto musical na música em geral, na música contemporânea e na música electroacústica em particular, para subsequentemente incluir as relações entre dois eventos sonoros com características diferentes - o electroacústico e o instrumental. São essencialmente abordadas as relações entre gestos musicais através da análise de diversas características: altura, ritmo, timbre, dinâmica, características contrapontísticas, espectromorfológicas, semânticas e espaciais. O resultado da pesquisa teórica serviu de suporte à composição de diversas obras, onde estes aspectos são explorados sob o ponto de vista da criação musical. | por |
dc.description.abstract | This dissertation presents some aspects how the phenomenon of musical gesture can be understood in the perception of musical interaction in music for instruments and electroacoustic sounds. Through analytical examples, classification and categorization of different kinds of gesture relationships between instruments and electroacoustic sounds, the aim is to establish specific models of interaction that can be applied as analytical method, as well as in composition. This research departs from a variety of previous approaches to gesture in music in general, and more specifically contemporary music and electroacoustic music, in order to include the relations between two sound events with different characteristics - the electroacoustic and the instrumental. This research focuses on relations between musical gestures, through the analysis of several characteristics (pitch, rhythm, timbre, dynamics, contrapuntal, spectromorphologic, semantic and spatial). The result of theoretical research has served as basis for composition of various works, where these aspects are explored from the point of view of musical creation. | por |
dc.description.sponsorship | FCT | por |
dc.language.iso | eng | por |
dc.publisher | Universidade de Aveiro | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Interpretação musical | por |
dc.subject | Música electroacústica | por |
dc.subject | Linguagem musical | por |
dc.subject | Interacção - Gestos | por |
dc.title | Gesture interaction in music for instruments and electroacoustic sounds | por |
dc.title.alternative | Interacção gestual na música para instrumentos e sons electroacústicos | por |
dc.type | doctoralThesis | por |
thesis.degree.level | doutoramento | por |
thesis.degree.grantor | Universidade de Aveiro | por |
ua.notes | Contém anexos (audio) no CD-ROM. Pode ser consultado na Biblioteca da UA. | por |
dc.identifier.tid | 101200668 | - |
Appears in Collections: | DeCA - Teses de doutoramento UA - Teses de doutoramento |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.