Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/3547
Título: | Gesture interaction in music for instruments and electroacoustic sounds |
Outros títulos: | Interacção gestual na música para instrumentos e sons electroacústicos |
Autor: | Bachratá, Petra |
Orientador: | Oliveira, João Pedro Paiva de Soveral, Isabel Maria Machado Abranches de |
Palavras-chave: | Interpretação musical Música electroacústica Linguagem musical Interacção - Gestos |
Data de Defesa: | 2010 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | Esta tese apresenta alguns aspectos em como o fenómeno do gesto musical
pode ser compreendido na percepção da interação musical na música para
instrumentos e sons electroacústicos. Através de exemplos de análise,
classificação e categorização de diferentes relacões gestuais entre
instrumentos e sons electroacústicos, pretende-se estabelecer modelos
específicos de interacção que podem ser aplicados como método analítico
assim como na composição musical. A pesquisa parte de uma variedade de
definições sobre gesto musical na música em geral, na música contemporânea
e na música electroacústica em particular, para subsequentemente incluir as
relações entre dois eventos sonoros com características diferentes - o
electroacústico e o instrumental. São essencialmente abordadas as relações
entre gestos musicais através da análise de diversas características: altura,
ritmo, timbre, dinâmica, características contrapontísticas,
espectromorfológicas, semânticas e espaciais. O resultado da pesquisa
teórica serviu de suporte à composição de diversas obras, onde estes
aspectos são explorados sob o ponto de vista da criação musical. This dissertation presents some aspects how the phenomenon of musical gesture can be understood in the perception of musical interaction in music for instruments and electroacoustic sounds. Through analytical examples, classification and categorization of different kinds of gesture relationships between instruments and electroacoustic sounds, the aim is to establish specific models of interaction that can be applied as analytical method, as well as in composition. This research departs from a variety of previous approaches to gesture in music in general, and more specifically contemporary music and electroacoustic music, in order to include the relations between two sound events with different characteristics - the electroacoustic and the instrumental. This research focuses on relations between musical gestures, through the analysis of several characteristics (pitch, rhythm, timbre, dynamics, contrapuntal, spectromorphologic, semantic and spatial). The result of theoretical research has served as basis for composition of various works, where these aspects are explored from the point of view of musical creation. |
Descrição: | Doutoramento em Música |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/3547 |
Aparece nas coleções: | DeCA - Teses de doutoramento UA - Teses de doutoramento |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.