Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/35308
Title: “Conta-me, viola!”: as memórias da viola toeira revitalizada pelas mãos de músicos-construtores no século XXI
Author: Santos, Felipe Barão dos
Advisor: Pestana, Maria do Rosário
Keywords: Revitalização
Instrumento-arquivo
Viola
Viola toeira
Defense Date: 29-Jul-2022
Abstract: Esta investigação teve como objetivo estudar o processo de revitalização da viola toeira (uma das oito violas de arame portuguesas) em curso na Associação Cultural Museu da Música de Coimbra, desde 2015. Este cordofone foi considerado “quase extinto” por Ernesto Veiga de Oliveira (c.1966), quando mencionou subsistir raros exemplares e uma escassa memória da sua prática. O processo de revitalização passa pela construção, estudo histórico e performance deste instrumento. Recorri ao trabalho de campo e à metodologia da etnografia performativa (Wong 2008) para observar como esta viola serve como mediadora de relações (Hennion 2002, Dawe 2012) entre esses músicos-construtores. Para isso, participei nos grupos entre dezembro de 2020 e maio de 2022 e atuei em concertos, tendo sido convidado para auxiliar o grupo nos ensaios, compor arranjos e integrar a associação como vogal. Submeti-me a um processo de construção de uma viola toeira ao longo de cinco meses, processo esse que descrevi e analisei à luz da autoetnografia (Ngunjiri, Hernandez e Chang 2010). Ao me inserir nestes contextos, e à luz do conceito de instrumento-arquivo (Rancier 2014), também propus uma reflexão sobre as memórias agregadas no “arquivo viola toeira” sob dois prismas: a viola como “entidade” (ao perceber quais as histórias e vivências que reverberam neste instrumento musical) e a viola como “objeto pessoal” (ao observar quanto da subjetividade do músico-construtor cada uma das violas carrega).
This research aimed to study the revitalization of the viola toeira (one of the eight Portuguese wire-strung violas) underway at the Associação Cultural Museu da Música de Coimbra, since 2015. This chordophone was considered "almost extinct" by Ernesto Veiga de Oliveira (c.1966) when he mentioned that rare specimens and a scarce memory of its practice remained. The revitalization process involves construction, historical study, and performance. I resorted to fieldwork and the methodology of performative ethnography (Wong 2008) to observe how this viola serves as a mediator of relationships (Hennion 2002, Dawe 2012) among these musician-constructors. To this end, I participated in the groups between December 2020 and May 2022 and performed in concerts, having been invited to assist the group in rehearsals, compose arrangements, and join the association as a member. I underwent the process of building a viola toeira for over five months, a process I described and analyzed in the light of autoethnography (Ngunjiri, Hernandez, and Chang 2010). Under the "instrument-archive" concept (Rancier 2014) and by inserting myself in these contexts, I proposed a reflection on the memories aggregated in the "viola toeira archive" under two prisms: the viola as an "entity" (understanding which stories and experiences reverberate in this musical instrument) and the viola as a "personal object" (observing how much of the subjectivity of the musician-constructor each one of the violas carries).
URI: http://hdl.handle.net/10773/35308
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

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