Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/35293
Título: Abordagem de repertório moderno na iniciação à aprendizagem da guitarra: um estudo de caso
Autor: Domingues, Francisco Berény Teixeira Lopes
Orientador: Rodrigues, Pedro
Palavras-chave: Música moderna
Guitarra
Ensino
Iniciação
Data de Defesa: 19-Jul-2022
Resumo: O presente Relatório Final da componente de Prática de Ensino Supervisionada do segundo ano do curso de Mestrado em Ensino da Música da Universidade de Aveiro, está dividido em duas partes: (I) Projecto Educativo e (II) Relatório da Prática de Ensino Supervisionada. A primeira parte consiste numa contextualização teórica do ensino da guitarra em Portugal, do ensino de música moderna e do modernismo com o objectivo de demonstrar a importância deste repertório no ensino da guitarra. Pretende-se igualmente compreender e sugerir estratégias de aproximação ao repertório moderno nos primeiros anos de aprendizagem. A análise deste procedimento em contexto escolar e a implementação deste projecto decorreram na escola OSMOPE. A segunda parte deste trabalho, relata a Prática de Ensino Supervisionada decorrida no ano letivo 2021/ 2022 nesta mesma instituição.
This Final Report of the Supervised Teaching Practice component of the second year of the Master's Degree in Music Teaching at the University of Aveiro, is divided into two parts: (I) Educational Project and (II) Supervised Teaching Practice Report. The first part consists of a theoretical contextualization of guitar teaching in Portugal, the teaching of modern music and modernism with the aim of demonstrating the importance of this repertoire in guitar teaching. It is also intended to understand and suggest strategies for approaching the modern repertoire in the first years of learning. The analysis of this procedure in a school context and the implementation of this project took place at the school Curso de Música Silva Monteiro. The second part of this paper reports on the Supervised Teaching Practice that took place in the school year 2021/ 2022 at the same institution.
URI: http://hdl.handle.net/10773/35293
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Documento_Francisco_Domingues.pdf3.52 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.