Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/35288
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorTraqueia, Anapt_PT
dc.contributor.authorPacheco, Emilcept_PT
dc.contributor.authorTaveira, Eugéniapt_PT
dc.date.accessioned2022-11-24T11:01:43Z-
dc.date.available2022-11-24T11:01:43Z-
dc.date.issued2021-03-
dc.identifier.isbn978-972-789-676-9pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/35288-
dc.description.abstractO método da Investigação-Ação, utilizado em investigação na área das Ciências Sociais e, particularmente, nas Ciências da Educação, é atribuído a Kurt Lewin, em 1946. Caracteriza-se pela busca da mudança, da transformação e da resolução de um problema, de forma colaborativa e participativa. Construído por meio de um processo sequencial de experiências desenvolvidas num movimento cíclico, em espiral, este método enquadra-se no paradigma sociocrítico e apresenta uma abordagem mista de recolha e análise de dados, podendo recorrer a diversas técnicas e instrumentos, tanto de caráter quantitativo como qualitativo. Este trabalho apresenta uma reflexão crítica sobre a Investigação-Ação, fazendo o seu enquadramento histórico e conceptual. É também feita a descrição do processo de desenvolvimento do método e a referência ao campo de aplicação do mesmo. São igualmente discutidas as suas potencialidades e limitações, dado que se regista um amplo debate sobre a importância do mesmo e suas controvérsias. Para além disso, é ilustrada a representatividade da utilização do método de Investigação-Ação nas teses apresentadas no âmbito de dois Programas Doutorais em Educação, desenvolvidos na Universidade de Aveiro, no período de 2015 a 2019. Apesar de não ser o método mais utilizado, é considerado representativo no período estudado.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUA Editorapt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectInvestigação-Açãopt_PT
dc.subjectParticipaçãopt_PT
dc.subjectMudançapt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.titleReflexão crítica sobre métodos e técnicas de recolha de dados: investigação-açãopt_PT
dc.typebookPartpt_PT
dc.description.versionpublishedpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.firstPage33pt_PT
degois.publication.lastPage50pt_PT
degois.publication.locationAveiropt_PT
degois.publication.titleReflexões em torno de Metodologias de Investigação: métodos (Vol. 1)pt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://hdl.handle.net/10773/30770pt_PT
Appears in Collections:CIDTFF - Capítulo de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
35_52_ria.pdf344.55 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.