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http://hdl.handle.net/10773/35288
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Traqueia, Ana | pt_PT |
dc.contributor.author | Pacheco, Emilce | pt_PT |
dc.contributor.author | Taveira, Eugénia | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2022-11-24T11:01:43Z | - |
dc.date.available | 2022-11-24T11:01:43Z | - |
dc.date.issued | 2021-03 | - |
dc.identifier.isbn | 978-972-789-676-9 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/35288 | - |
dc.description.abstract | O método da Investigação-Ação, utilizado em investigação na área das Ciências Sociais e, particularmente, nas Ciências da Educação, é atribuído a Kurt Lewin, em 1946. Caracteriza-se pela busca da mudança, da transformação e da resolução de um problema, de forma colaborativa e participativa. Construído por meio de um processo sequencial de experiências desenvolvidas num movimento cíclico, em espiral, este método enquadra-se no paradigma sociocrítico e apresenta uma abordagem mista de recolha e análise de dados, podendo recorrer a diversas técnicas e instrumentos, tanto de caráter quantitativo como qualitativo. Este trabalho apresenta uma reflexão crítica sobre a Investigação-Ação, fazendo o seu enquadramento histórico e conceptual. É também feita a descrição do processo de desenvolvimento do método e a referência ao campo de aplicação do mesmo. São igualmente discutidas as suas potencialidades e limitações, dado que se regista um amplo debate sobre a importância do mesmo e suas controvérsias. Para além disso, é ilustrada a representatividade da utilização do método de Investigação-Ação nas teses apresentadas no âmbito de dois Programas Doutorais em Educação, desenvolvidos na Universidade de Aveiro, no período de 2015 a 2019. Apesar de não ser o método mais utilizado, é considerado representativo no período estudado. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | UA Editora | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Investigação-Ação | pt_PT |
dc.subject | Participação | pt_PT |
dc.subject | Mudança | pt_PT |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.title | Reflexão crítica sobre métodos e técnicas de recolha de dados: investigação-ação | pt_PT |
dc.type | bookPart | pt_PT |
dc.description.version | published | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
degois.publication.firstPage | 33 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 50 | pt_PT |
degois.publication.location | Aveiro | pt_PT |
degois.publication.title | Reflexões em torno de Metodologias de Investigação: métodos (Vol. 1) | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://hdl.handle.net/10773/30770 | pt_PT |
Appears in Collections: | CIDTFF - Capítulo de livro |
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