Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/35288
Title: Reflexão crítica sobre métodos e técnicas de recolha de dados: investigação-ação
Author: Traqueia, Ana
Pacheco, Emilce
Taveira, Eugénia
Keywords: Investigação-Ação
Participação
Mudança
Educação
Issue Date: Mar-2021
Publisher: UA Editora
Abstract: O método da Investigação-Ação, utilizado em investigação na área das Ciências Sociais e, particularmente, nas Ciências da Educação, é atribuído a Kurt Lewin, em 1946. Caracteriza-se pela busca da mudança, da transformação e da resolução de um problema, de forma colaborativa e participativa. Construído por meio de um processo sequencial de experiências desenvolvidas num movimento cíclico, em espiral, este método enquadra-se no paradigma sociocrítico e apresenta uma abordagem mista de recolha e análise de dados, podendo recorrer a diversas técnicas e instrumentos, tanto de caráter quantitativo como qualitativo. Este trabalho apresenta uma reflexão crítica sobre a Investigação-Ação, fazendo o seu enquadramento histórico e conceptual. É também feita a descrição do processo de desenvolvimento do método e a referência ao campo de aplicação do mesmo. São igualmente discutidas as suas potencialidades e limitações, dado que se regista um amplo debate sobre a importância do mesmo e suas controvérsias. Para além disso, é ilustrada a representatividade da utilização do método de Investigação-Ação nas teses apresentadas no âmbito de dois Programas Doutorais em Educação, desenvolvidos na Universidade de Aveiro, no período de 2015 a 2019. Apesar de não ser o método mais utilizado, é considerado representativo no período estudado.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/35288
ISBN: 978-972-789-676-9
Publisher Version: http://hdl.handle.net/10773/30770
Appears in Collections:CIDTFF - Capítulo de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
35_52_ria.pdf344.55 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.