Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/35277
Title: | A Plataforma Violino Digital na fomentação de competências |
Author: | Soares, Cláudio Manuel da Gama |
Advisor: | Postiga, José Luís Fangueiro |
Keywords: | Plataforma Violino Digital Ensino instrumentista Estudo de caso Ludificação TIC |
Defense Date: | 20-Jul-2022 |
Abstract: | O presente trabalho divide-se em duas partes. A primeira referente ao Projeto de Investigação, explora o impacto da Plataforma Violino Digital no desamparo no estudo instrumentista individual, recorrendo-se à participação de uma amostra de quatro alunos na faixa etária dos 11 aos 14 anos e dois professores numa experiência de 13 semanas. Numa primeira fase é revista a literatura relevante em torno deste tópico, passando pelo método montessoriano, a contextualização da digitação do ensino em Portugal e o desenvolvimento das ferramentas e plataformas digitais. Em seguida, é apresentada a plataforma mencionada, incluindo as funcionalidades ativas à data da investigação e a sua conceção, e são comentadas as informações obtidas através de três ferramentas de recolha de dados: grelha de observação, inquérito por questionário e inquérito por entrevista com o objetivo de avaliar a prestação da plataforma quanto aos objetivos propostos. Já a segunda parte trata o Relatório da Prática de Ensino Supervisionada (Estágio), que decorreu na Academia de Música de Paços de Brandão. Conclui-se que foi possível obter uma resposta para todos as questões-objetivo e que essa resposta é inegavelmente positiva. This paper is divided in two parts. The first, regarding the Projeto de Investigação, explores the impact of Plataforma Violino Digital on the difficulties felt by students during individual instrument practice, using a sample of four students aged 11-14 and two teachers in a 13-week experiment. Firstly, the relevant literature regarding this topic is reviewed, addressing the Montessori method, the contextualization of the digitization of teaching in Portugal, and the development of digital tools and platforms. Secondly, the aforementioned platform is presented, including the active features at the time of the research and their design, and the information obtained through three data collection tools—observation grid, questionnaire survey, and interview survey—is reviewed with the aim of evaluating the performance of the platform regarding the set goals. The second part, on the other hand, focuses on the report for Prática de Ensino Supervisionada (internship) that took place in Academia de Música de Paços de Brandão. It is concluded that it was possible to obtain a response to all question-goals and that this response is undeniably positive. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/35277 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Documento_Cláudio_Soares.pdf | 9.25 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.