Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/35269
Title: A utilização das aulas de grupo enquanto metodologia de preparação para a performance
Author: Santos, Sabrina Neves dos
Advisor: Fonseca, André Filipe Reis Mendes Cabral da
Keywords: Aulas de grupo
Aprendizagem colaborativa
Simulação e preparação da performance
Feedback
Defense Date: 15-Dec-2021
Abstract: O presente trabalho foi realizado no ano letivo de 2020/2021, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), relativa ao Mestrado em Ensino da Música, na variante de Violino, pela Universidade de Aveiro. O documento divide-se em duas partes, a primeira referente ao Relatório da Prática de Ensino Supervisionada (Estágio), que decorreu na Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra, e a segunda referente ao Projeto de Investigação, no qual é abordado o tema das Aulas de Grupo. Este trabalho propõe-se averiguar a viabilidade das aulas de grupo enquanto metodologia de preparação da performance. Desta forma, foram abordados temas como a aprendizagem colaborativa, a simulação de performance e o feedback. Os dados recolhidos permitiram concluir que as aulas de grupo podem ser uma metodologia pertinente com implicação positiva na preparação da performance, ajudando os alunos envolvidos nestas aulas a se desenvolverem musical, pessoal e profissionalmente.
The present work was carried out in the academic year 2020/2021, within the scope of the Supervised Teaching Practice, related to the master’s degree in Music Teaching, in the variant of Violin, by the University of Aveiro. The document is divided into two parts, the first referring to the Report of Supervised Teaching Practice, which took place at the Artistic School of the Conservatory of Music in Coimbra, and the second referring to the Research Project, in which the theme of Group Lessons is addressed. This work aims to investigate the viability of Group Lessons as a performance preparation methodology. Thus, topics such as collaborative learning, performance simulation and feedback were addressed. The collected data allowed to conclude that group lessons can be a relevant methodology with positive implications for performance preparation, helping students involved in these classes to develop musically, personally and professionally.
URI: http://hdl.handle.net/10773/35269
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Sabrina_Santos.pdf10.58 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.