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http://hdl.handle.net/10773/35257
Title: | Para uma compreensão da presença da música nos eventos de temática histórica em Portugal |
Author: | Clément, Ana Resende |
Advisor: | Ribeiro, Jorge Castro |
Keywords: | Etnomusicologia Recriação histórica Usos do passado Gaita de fole Do-it-yourself |
Defense Date: | 11-Jul-2022 |
Abstract: | Entre o vasto espectro de eventos temáticos de animação ao ar livre envolvendo a música que ocorrem anualmente em numerosas localidades do território português, as chamadas “feiras medievais” e as recriações históricas têm vindo a adquirir uma visibilidade crescente desde o início da década de 2000. Estes eventos de temática histórica atraem uma grande quantidade de participantes e visitantes e animam os interesses das comunidades locais, definindo-se, entre outros aspectos, como produtos turísticos de referência. Estas iniciativas, em cuja organização participam entidades locais, tais como autarquias e colectividades, incluem ingredientes expositivos e performativos com o propósito de evocar, estimular e representar simbolicamente imaginários colectivos associados ao passado. A música desempenha um papel essencial no processo de remissão a este imaginário do passado longínquo, contribuindo para as múltiplas construções de sentido destes eventos. A observação no terreno leva a concluir que nestes eventos a ligação com o passado parece não se estabelecer nem numa base histórica nem memorial, mas sim tomando o passado como uma categoria estética ou dramática. A análise das configurações do trabalho musical neste contexto mostrou a presença de um ethos do-it-yourself, onde os músicos demonstram uma pluralidade de competências e uma grande autonomia. As conclusões permitem afirmar que se trata de práticas musicais que seguem valores estéticos do presente, fazendo uso da ressemantização e recontextualização do passado, perseguindo propósitos e objectivos do presente. Among the vast spectrum of themed outdoor entertainment events involving music that take place annually in numerous locations throughout Portugal, the so-called "medieval fairs" and historical re-enactments have been gaining increasing visibility since the early 2000s. These historically-themed events attract a large number of participants, encourage the participation of local communities and are defined as reference tourist products. These initiatives, usually organized by local entities, such as local authorities and collectives, include exhibition and performative components with the purpose of evoking, stimulating and symbolically representing collective imaginaries associated with the past. Music plays an essential role in the process of referring to this imaginary of the distant past, contributing to the multiple constructions of meaning of these events. Field observation leads to the conclusion that in these events the connection with the past seems not to be established either on a historical or memorial basis, but rather by taking the past as an aesthetic or dramatic category. The analysis of the configurations of musical work in this context showed the presence of a do-it-yourself ethos, where musicians demonstrate multiple skills and great autonomy. The conclusions allow us to affirm that these are musical practices that follow the aesthetic values of the present, making use of the re-semanticization and recontextualization of the past, pursuing purposes and objectives of the present. Parmi le vaste éventail d'événements thématiques en plein air impliquant la musique qui ont lieu chaque année dans de nombreux endroits du Portugal, les "fêtes médiévales" et les reconstitutions historiques ont gagné en visibilité depuis le début des années 2000. Ces événements à thème historique attirent un grand nombre de participants et de visiteurs, et animent les intérêts des communautés locales, se définissant aussi comme des produits touristiques de référence. Ces initiatives, généralement organisées par des collectivités locales, telles que les municipalités et autres, comprennent des éléments expositifs et de performance dans le but d'évoquer, de stimuler et de représenter symboliquement des imaginaires collectifs associés au passé. La musique joue un rôle essentiel dans le processus de renvoi vers cet imaginaire du passé lointain, contribuant aux multiples constructions du sens de ces événements. L'observation sur le terrain permet de conclure que, dans ces événements, le rapport au passé ne semble pas être établi sur une base historique ou mémorielle, mais plutôt en prenant le passé comme une catégorie esthétique ou dramatique. L'analyse des configurations du travail musical dans ce contexte a montré la présence d'un ethos do-it-yourself, où les musiciens font preuve d'une multiplicité de compétences et d'une grande autonomie. Les conclusions nous permettent d'affirmer qu'il s'agit de pratiques musicales qui sont fondées sur des valeurs esthétiques du présent, qui font usage de la resémantisation et la recontextualisation du passé, en poursuivant des buts et des objectifs du présent. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/35257 |
Appears in Collections: | UA - Teses de doutoramento DeCA - Teses de doutoramento |
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