Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/35131
Title: Políticas públicas com foco no bem-estar do servidor: construções simbólicas e estratégias de gestão
Other Titles: Public policies focusing on server welfare: symbolic constructions and management strategies
Author: Sousa, Eriton Holanda de
Advisor: Geraldo, Teresa
Arenas, Marlene Valerio dos Santos
Keywords: Implementação de políticas públicas
Humanização da gestão pública
Bem-estar do servidor público
Prestação de serviços
Defense Date: 11-Oct-2022
Abstract: O presente trabalho consiste em refletir sobre os limites e avanços no processo de implementação do Programa de Humanizaçao da Gestão (PHG) Pública do Estado do Acre, no Brasil. O objetivo geral é analisar os fatores limitantes da implementação e execução do PHG voltado para o bem-estar do servidor. Como objetivos específicos estão: (a) identificar a dinâmica de formação das coalizões de grupos políticos e sociais que possibilitaram a entrada desse programa na agenda de governo; (b) Identificar e refletir sobre as limitações nas estratégias de gestão empregadas com vistas a implementação da PHG; (c) propor ações de melhoria no processo de implementação e execução de programas com foco no bem-estar do trabalhador. O enquadramento teórico se consubstancia a partir dos pressupostos previstos no Advocacy Coalition Framework, bem como na literatura acerca do bem-estar no local de trabalho, com abordagem teórica de Rocha Sobrinho & Porto (2012). É um estudo de caso de abordagem qualitativa cujos instrumentos de coleta de dados foram análse documental, levantamento bibliográfico, entrevista no formato semiestruturado e grupo focal. A população participante consistiu em vinte e cinco servidores da Secretaria Adjunta de Humanização da Gestão, que atuam ou atuaram diretamente no Programa. O ferramental de análise dos dados coletados foi constituiído pela análise de conteúdo (Bardin, 2011) e design thinking (Brown, 2008), modelo e6² (Clemente et al, 2016). O estudo apontou que o modelo de implementação adotado no PHG apresentou pontos críticos que de modo geral, podem ser caracterizados pela necessidade de um aperfeiçoamento no planejamento das ações; melhoria no fluxo de composição da Rede Estadual de Humanização (REH); a necessidade de um setor que ampliasse a intervenção no interior do estado, e principalmente a criação de um colegiado de sensibilização. Baseado nos desafios apontados, indicou-se a criação de instâncias de deliberação que aproximem a REH dos secretários de estado e demais componentes da alta administração, como forma de sensibilizar os gestores para a importância das ações desenvolvidas pelo PHG, que podem vir a melhorar a prestação do serviço público.
The present work consists of reflecting on the limits and advances in the implementation process of the Public Management Humanization Program (PHG) of the State of Acre, in Brazil. The general objective is to analyze the limiting factors of the implementation and execution of the PHG aimed at the well -being of the server. As specific objectives are: (a) to identify the dynamics of formation of coalitions of political and social groups that made possible the entry of this program in the government's agenda; (b) Identify and reflect on the limitations in the management strategies employed with a view to implementing the PHG; (c) propose improvement actions in the process of implementation and execution of programs focused on worker well -being. The theoretical framework is based on the assumptions provided for in the Advocacy Coalition Framework, as well as in the literature on well -being in the workplace, with the theoretical approach of Rocha Sobrinho & Porto (2012). It is a case study with a qualitative approach whose data collection instruments were document analysis, bibliographic survey, semi -structured interview and focus group. The participating population consisted of twenty -five employees of the Assistant Secretariat for Humanization of Management, who work or worked directly in the Program. The analysis tool for the collected data consisted of content analysis (Bardin, 2011) and design thinking (Brown, 2008), e6² model (Clemente et al, 2016). The study pointed out that the implementation model adopted in the PHG presented critical points that, in general, can be characterized by the need for an improvement in the planning of actions; improvement in the flow of composition of the State Humanization Network (REH); the need for a sector to expand intervention in the interior of the state, and especially the creation of a sensitization committee. Based on the challenges pointed out, the creation of deliberation instances that bring the REH closer to the secretaries of state and other components of the high administration was indicated, as a way of sensitizing managers to the importance of the actions developed by the PHG, which may improve the provision of the public service.
URI: http://hdl.handle.net/10773/35131
Appears in Collections:DCSPT - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Eriton_Sousa.pdf2.14 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.