Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/34985
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLopes, Ana Sofiapt_PT
dc.contributor.authorPortugal, Gabrielapt_PT
dc.contributor.authorFigueiredo, Mariapt_PT
dc.date.accessioned2022-10-25T14:18:40Z-
dc.date.available2022-10-25T14:18:40Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.issn2183-1793pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/34985-
dc.description.abstractO período associado à creche é um momento único para o desenvolvimento e aprendizagem da criança. Durante esta fase a criança desenvolve a sua autonomia, autorregulação e as suas capacidades linguísticas, através das interações que desenvolve com adultos significativos na sua vida. Nesta comunicação apresenta-se uma revisão de literatura sobre a interação adulto-criança como dimensão de qualidade em educação de infância, realizada no âmbito de um doutoramento sobre utilização pedagógica de espaços exteriores em creche em Portugal. A revisão teve como objetivo identificar que conceptualizações e que dimensões de análise são consideradas nos estudos sobre o estilo/perfil de interação adulto-criança na Educação de Infância, pretendendo sustentar a discussão dessa vertente em creche, na intervenção em espaço exterior. O corpus analisado, através de uma revisão integrativa, identifica quadros teóricos e autores de referência, permitindo traçar um contexto relativo aos fundamentos da temática selecionada para este estudo, identificando alguns instrumentos de observação desta relação (Jamison, Cabell, LoCasale-Crouch, Hamre, & Pianta, 2014; La Paro, Hamre, & Pianta, 2009; Laevers, 2000). Destaca-se a referenciação privilegiada ao contexto de sala de atividades, por exclusão de outros espaços. No entanto, quando se direcionam para momentos de interação durante o brincar livre é criada uma janela para o entendimento das interações e relações em contextos mais abertos e menos estruturados, o que possibilita uma possível configuração destas dimensões para análise das interações adulto-criança no espaço exterior.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectInteração adulto-criançapt_PT
dc.subjectEducação de Infânciapt_PT
dc.subjectQualidadept_PT
dc.titleDimensões de análise da interação adulto-criança na educação de infânciapt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.description.versionpublishedpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.firstPage79pt_PT
degois.publication.issue13pt_PT
degois.publication.lastPage88pt_PT
degois.publication.titleRevista Investigar em Educaçãopt_PT
degois.publication.volume11pt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://pages.ie.uminho.pt/inved/index.php/ie/article/view/177pt_PT
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
177-738-2-PB.pdf175.67 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.