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http://hdl.handle.net/10773/34985
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Lopes, Ana Sofia | pt_PT |
dc.contributor.author | Portugal, Gabriela | pt_PT |
dc.contributor.author | Figueiredo, Maria | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2022-10-25T14:18:40Z | - |
dc.date.available | 2022-10-25T14:18:40Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.issn | 2183-1793 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/34985 | - |
dc.description.abstract | O período associado à creche é um momento único para o desenvolvimento e aprendizagem da criança. Durante esta fase a criança desenvolve a sua autonomia, autorregulação e as suas capacidades linguísticas, através das interações que desenvolve com adultos significativos na sua vida. Nesta comunicação apresenta-se uma revisão de literatura sobre a interação adulto-criança como dimensão de qualidade em educação de infância, realizada no âmbito de um doutoramento sobre utilização pedagógica de espaços exteriores em creche em Portugal. A revisão teve como objetivo identificar que conceptualizações e que dimensões de análise são consideradas nos estudos sobre o estilo/perfil de interação adulto-criança na Educação de Infância, pretendendo sustentar a discussão dessa vertente em creche, na intervenção em espaço exterior. O corpus analisado, através de uma revisão integrativa, identifica quadros teóricos e autores de referência, permitindo traçar um contexto relativo aos fundamentos da temática selecionada para este estudo, identificando alguns instrumentos de observação desta relação (Jamison, Cabell, LoCasale-Crouch, Hamre, & Pianta, 2014; La Paro, Hamre, & Pianta, 2009; Laevers, 2000). Destaca-se a referenciação privilegiada ao contexto de sala de atividades, por exclusão de outros espaços. No entanto, quando se direcionam para momentos de interação durante o brincar livre é criada uma janela para o entendimento das interações e relações em contextos mais abertos e menos estruturados, o que possibilita uma possível configuração destas dimensões para análise das interações adulto-criança no espaço exterior. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Interação adulto-criança | pt_PT |
dc.subject | Educação de Infância | pt_PT |
dc.subject | Qualidade | pt_PT |
dc.title | Dimensões de análise da interação adulto-criança na educação de infância | pt_PT |
dc.type | article | pt_PT |
dc.description.version | published | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
degois.publication.firstPage | 79 | pt_PT |
degois.publication.issue | 13 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 88 | pt_PT |
degois.publication.title | Revista Investigar em Educação | pt_PT |
degois.publication.volume | 11 | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://pages.ie.uminho.pt/inved/index.php/ie/article/view/177 | pt_PT |
Appears in Collections: | CIDTFF - Artigos |
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