Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/34978
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSoares, Dianapt_PT
dc.contributor.authorLopes, Betinapt_PT
dc.contributor.authorWatts, Mikept_PT
dc.contributor.authorAbrantes, Isabelpt_PT
dc.date.accessioned2022-10-25T10:11:48Z-
dc.date.available2022-10-25T10:11:48Z-
dc.date.issued2021-10-19-
dc.identifier.issn1647-3582pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/34978-
dc.description.abstractA Educação em Ciências é fundamental para responder e minimizar desafios globais e locais. Por isso, é necessário assegurar uma formação de qualidade dos professores de Biologia, em Portugal e no Mundo. Neste estudo visa-se apresentar e problematizar o processo de construção de uma grelha de análise a ser utilizada no âmbito de um projeto de Doutoramento, na análise documental de relatórios de estágio de futuros professores de Biologia de quatro instituições de ensino superior públicas, produzidos ao longo de uma década (2009-2019). A grelha de análise é constituída por três dimensões: 1) Área(s) de saber sustentador(es); 2) Estratégias de ensino das ciências: e 3) Desenvolvimento profissional. Esta versão foi elaborada com base na articulação de uma revisão da literatura das temáticas de conhecimento científico, estratégias didático-pedagógicas no ensino das ciências e supervisão. A grelha foi aplicada a 39 relatórios de estágio pedagógico elaborados no âmbito do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário de uma das instituições de ensino superior envolvidas no projeto de doutoramento. Os resultados desta análise preliminar permitiram mapear características específicas do currículo de formação de professores, evidenciando a sua utilidade na caracterização do objeto de estudo. Trabalho futuro implicará o aperfeiçoamento da grelha à luz do modelo de validação faseado e interativo de Lopes, Pedrosa & Watts (2016) no sentido da grelha se aplicar à análise de relatórios de estágio oriundos dos outros contextos institucionais.pt_PT
dc.description.abstractScience Education is fundamental to answer and minimize global and local challenges. Therefore, it is necessary to ensure quality training of Biology teachers, in Portugal and in the World. This study aims to present and problematize the process of building an analysis grid to be used in the context of a PhD project, in the documentary analysis of internship reports of future Biology teachers from four public higher education institutions, produced over a decade (2009-2019). The analysis grid consists of three dimensions: 1) Supporting knowledge area(s); 2) Strategies to science teaching; and 3) Professional development. This version was developed based on the articulation of a literature review of the themes of scientific knowledge, didactic-pedagogical strategies in science teaching and supervision. The grid was applied to 39 pedagogical training reports of (future) teachers prepared within the scope of the Master’s in Biology and Geology Teaching in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education of one of the higher education institutions involved in the doctoral project. The results of this preliminary analysis allowed the mapping of specific features of the curriculum of teacher education highlighting its usefulness in the characterization of research object. Future work will involve refining the grid in light of the phased and interactive validation model of Lopes, Pedrosa & Watts (2016) so that the grid can be applied to the analysis of internship reports from other institutional contexts.pt_PT
dc.description.abstractL’éducation scientifique est essentielle pour repondre et minimiser les défis à l’échelle mondiale et locale du présent et de l’avenir. Par conséquent, il est nécessaire d’assurer une formation de qualité des professeurs de biologie au Portugal et dans le monde. Cette étude visent à présenter et à problématiquer le processus de construction d’une grille d’analyse à utiliser dans le cadre d’un projet de doctorat, dans l’analyse documentaire des rapports de stages des futurs professeurs de Biologie de quatre établissements publics d’enseignement supérieur, réalisés sur une décennie (2009-2019). La grille d’analyse se compose de trois dimensions: 1) Zone (s) de soutien des connaissances(s); 2) Stratégies de l’enseignement des sciences; et 3) Perfectionnement professionnel. Cette version a été élaborée sur la base de l’articulation d’une revue documentaire des thèmes des connaissances scientifiques, des stratégies didactiques-pédagogiques dans l’enseignement et la supervision des sciences et d’une analyse préliminaire de 39 rapports de stages pédagogiques d’enseignants (futurs) élaborés dans le cadre de la Maîtris en Biologie et Géologie de L’enseignement du 3e Cycle de lde Base et de L’enseignement Secondaire de l’un des établissements d’enseignement supérieur impliqués dans le projet doctoral. Les résultats de cette analyse préliminaire ont permis de cartographier les caractéristiques spécifiques du programme de formation des enseignants, en soulignant son utilité pour caractériser l’objet d’étude. Les travaux futurs consisteront à améliorer la grille à la lumière du modèle de validation progressive et interactive de Lopes, Pedrosa, & Watts (2016) afin que la grille puisse être appliquée à l’analyse des rapports de stage provenant d’autres contextes institutionnels.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherCIDTFF-UApt_PT
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00194%2F2020/PTpt_PT
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F04004%2F2020/PTpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subjectEnsino das ciências (biologia)pt_PT
dc.subjectEstratégias de desenvolvimento profissionalpt_PT
dc.subjectPrática de ensino supervisionadapt_PT
dc.subjectRelatório de estágio pedagógicopt_PT
dc.titleProblematização de uma grelha de análise documental de relatórios de estágio produzidos durante a prática supervisionadapt_PT
dc.title.alternativeProblematization of a document analysis grid of internship reports produced during supervised practicept_PT
dc.typearticlept_PT
dc.description.versionpublishedpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.firstPage161pt_PT
degois.publication.issue4pt_PT
degois.publication.lastPage177pt_PT
degois.publication.titleIndagatio Didacticapt_PT
degois.publication.volume13pt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://doi.org/10.34624/id.v13i4.26296pt_PT
dc.identifier.doi10.34624/id.v13i4.26296pt_PT
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
26296-Textos Originais-59566-1-10-20211020.pdf658.1 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.