Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/34973
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorUnglaub, Tânia Regina da Rochapt_PT
dc.contributor.authorLopes, Betina da Silvapt_PT
dc.date.accessioned2022-10-25T09:36:02Z-
dc.date.available2022-10-25T09:36:02Z-
dc.date.issued2021-10-19-
dc.identifier.issn1647-3582pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/34973-
dc.description.abstractEsse artigo, faz parte de uma pesquisa pós-doutoral em andamento, que busca tecer reflexões sobre os questionamentos elencados por docentes e discentes, frente ao desafio do ensino remoto, provocado pela pandemia do corona-vírus. O locus desse estudo são os cursos de formação de professores oferecidos pela Universidade de Aveiro (PT) e pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC - (BR). Porém, no presente trabalho são apresentados resultados e reflexões parciais da referida investigação, com base na coleta de dados apenas da UDESC em relação aos questionamentos surgidos no meio acadêmico do Centro de Educação a Distância (CEAD) dessa universidade. Neri e Rodrigues (2014); Lopes (2013); Moreira (2009), entre outros autores concebem que a formulação de questões é fundamental para o desenvolvimento e consolidação do pensamento crítico e reflexivo. Essa é uma competência central, importante para o professor lidar com situações problema imprevisíveis, que é característica da profissão docente. A abordagem da pesquisa é qualitativa, tipo Estudo de Caso, inspirada nos princípios de Minayo (2016), Ludke e André (2013). Na análise, os dados foram agrupados em quatro categorias, conforme os princípios preconizados por Bardin (2011). Os questionamentos destacaram as seguintes preocupações: capacidade de conexão, condições psicológicas e ambiente adequado ao estudo, gerados pelo confinamento de todos os membros da família em casa. Com base nas indagações levantadas, muitos problemas foram detectados e soluções buscadas. Portanto, conclui-se que a elaboração de questões contribuiu para a construção e reconstrução das práticas pedagógicos.pt_PT
dc.description.abstractThis article is part of an ongoing post-doctoral research, which seeks to reflect on the questions raised by teachers and students, in the face of the challenge of remote education, caused by the pandemic of the COVID-19. The locus of this study is the teacher training and pedagogy courses offered by the University of Aveiro (Portugal) and the State University of Santa Catarina - UDESC - (Brazil). However, the present work presents results and partial reflections of the referred investigation based on data collection only from UDESC in relation to the questions raised in the academic environment of the Distance Education Center (CEAD) of this university. Neri and Rodrigues (2014); Lopes (2013); Moreira (2009), among other authors, conceive that the formulation of questions is fundamental for the development and consolidation of critical and reflective thinking. This is a central competence, important for the teacher to deal with unpredictable situations, which is characteristic of the teaching profession. The research approach is qualitative, Case Study type, inspired by the principles of Minayo (2016), Ludke and André (2013). In the analysis, the data were grouped into four categories, according to the principles recommended by Bardin (2011). The questions highlighted the following concerns: ability to connect, psychological conditions, and an adequate environment for the study, generated by the confinement of all family members at home. Based on the questions raised, many problems were detected, and solutions were sought. Therefore, it is concluded that the elaboration of questions contributed to the construction and reconstruction of pedagogical practices.pt_PT
dc.description.abstractEste artículo forma parte de una investigación posdoctoral en curso, que busca reflexionar sobre las cuestiones planteadas por docentes y estudiantes, ante el desafío de la enseñanza remota, implementada debido a la pandemia del coronavirus. El locus de este estudio son los cursos de formación docente ofrecidos por la Universidad de Aveiro (PT) y la Universidad Estatal de Santa Catarina - UDESC - (BR). Sin embargo, en el presente trabajo se presentan resultados y reflexiones parciales de la referida investigación, con base en la recolección de datos únicamente de la UDESC en relación a las cuestiones planteadas en el ámbito académico del Centro de Educación a Distancia (CEAD) de esta universidad. Neri y Rodrigues (2014); Lopes (2013); Moreira (2009), entre otros autores, conciben que la formulación de preguntas es fundamental para el desarrollo y consolidación del pensamiento crítico y reflexivo. Ésta es una competencia central, importante para que el profesor se enfrente a situaciones problemáticas impredecibles, característica de la profesión docente. El enfoque de esta investigación es cualitativo, tipo estudio de caso, inspirado en los principios de Minayo (2016), Ludke y André (2013). En el análisis, los datos se agruparon en cuatro categorías, de acuerdo con los principios recomendados por Bardin (2011). Las preguntas destacaron las siguientes inquietudes: capacidad de conexión, condiciones psicológicas y un ambiente adecuado para el estudio, generadas por el confinamiento de todos los miembros de la familia en el hogar. Sobre la base de las preguntas planteadas, se detectaron muchos problemas y se buscaron soluciones. Por tanto, se concluye que la elaboración de preguntas contribuyó a la construcción y reconstrucción de prácticas pedagógicas.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherCIDTFF/UApt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectPandemia-Covid-19pt_PT
dc.subjectEnsino remotopt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subjectQuestionamentospt_PT
dc.subjectPrática pedagógicapt_PT
dc.titleEnsino remoto e a formação de professores: questionamentos para a reorganização pedagógica na pandemiapt_PT
dc.title.alternativeRemote teaching and teacher training: questions for pedagogical reorganization in the pandemicpt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.description.versionpublishedpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.firstPage77pt_PT
degois.publication.issue4pt_PT
degois.publication.lastPage92pt_PT
degois.publication.titleIndagatio Didacticapt_PT
degois.publication.volume13pt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://doi.org/10.34624/id.v13i4.26278pt_PT
dc.identifier.doi10.34624/id.v13i4.26278pt_PT
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
26278-Textos Originais-59545-1-10-20211020.pdf231.33 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.