Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/34972
Title: Design de um brinquedo promotor de competências de atenção e concentração em crianças com PHDA
Author: Rodrigues, Cláudia Sofia Almeida Ferreira
Advisor: Oliveira, Inês Maria Henriques Guedes de
Keywords: PHDA
Crianças
Atenção
Concentração
Contexto escolar
Aprendizagem
Ludicidade
Artefacto de construção
Design inclusivo
Defense Date: 23-May-2022
Abstract: A presente tese de investigação em Design que se passa a apresentar, defende que o uso de artefactos lúdicos, analógicos e de construção, manuseados por meio de peças geométricas e de encaixe em contexto escolar desenvolvem competências de atenção e concentração nas crianças diagnosticadas com a Patologia de Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) predominantemente desatentas, entre os 7 e os 11 anos, em idade infantil. O artefacto, de cariz inclusivo, foi pensado e desenvolvido de forma a garantir e agilizar a igualdade de oportunidades apoiando o sucesso educativo. Pretende ser utilizado pelo maior número de utilizadores, de forma a privilegiar, incentivar, motivar, possibilitar e habilitar todas as crianças, e provocar momentos prazerosos e sempre de aprendizagem e com foco foco no desenvolvimento da atenção e concentração da criança. O trabalho divide-se em duas partes distintas. A primeira parte caracteriza-se pela investigação de carácter bibliográfico e a segunda pela investigação empírica, o trabalho de campo. O estado da Arte, legitima e valida segundo o DMS-5 (2014), autores como Russell Barkley (2008), Mark Selikowitz (2010), João Lopes (2004), Luis de Miranda Correia & Vitor da Fonseca (2008), Keith Conners (2009), Nuno Lobo Antunes (2014), entre outros autores especialistas estudados das várias áreas científicas, que a falta de atenção e em mantê-la, é o núcleo problemático da patologia de PHDA e que esta compromete diariamente a vida escolar, familiar e social da criança. O neurocientista Daniel G. Amen (2018) diz que o córtex pré-frontal está “intimamente envolvido na concentração e no foco de atenção” (p. 206), e que quando este está comprometido, prejudica o seu desempenho. Tizuko Morchida Kishimoto (2002) defende que o brinquedo é um artefacto pertinente no crescimento e desenvolvimento da criança, e que o manipula livremente. Brougère, G. (1995) pressupõe a presença de uma função como determinante no interesse do objeto, como por exemplo, o princípio de construção (encaixe, montagem) para as peças de um jogo de construção. Friedrich Fröebel (1782-1852) em 1840 destacou o brinquedo como importante para educar as crianças na escola, e teve uma grande ideia, a de criar um brinquedo que dava para montar e desmontar, o chamado jogo de construção. O arquiteto Bruno Taut (1880-1938) diz que um brinquedo de construções é um sistema aberto que possibilita um enorme número de variações possíveis partindo dos mesmos elementos base, e que a criança aprende fazendo, e brincando, não necessitando de um ensinamento prévio. Segundo Benjamim, W. (1984), para a criança, a repetição é a “alma do jogo”. Nada a alegra mais do que o “mais uma vez”. Para demonstrar a sua validade e legitimidade começou-se por fazer o cruzamento de vários campos de estudos que constam nos capítulos 1, 2, 3, 4, 5, 6 ,7, 8 e 9 da Primeira Parte da dissertação. Desta conexão, surgiram conclusões pertinentes para o desenvolvimento e criação do artefacto de design e inclusivo proposto no âmbito da investigação em design. Para validar a pertinência do estudo, a investigadora e autora da tese desenvolveu um brinquedo de construção para a realização da atividade lúdica experimental “atenta, brinca & constrói” em contexto escolar, no Agrupamento de Escolas de Nelas (AENelas), segundo a Metodologia Projetual de Bruno Munari (1989), pelos sete Princípios do Design Inclusivo e no Design Centrado no Utilizador (DCU), que consta na Segunda Parte da tese – a Investigação Empírica. A actividade lúdica experimental “atenção, brinca & constrói”, constituída por três versões: A- livre; B – a partir de uma imagem; C - a partir de imagens e indicações, aplicada durante três sessões, foi desenvolvida por três grupos-amostra de quatro crianças com PHDA, défice de atenção, e sem dificuldades dos 2º, 3º e 4º anos, em contexto sala de aula em situação de intervenção do tipo oficina, mediada pela construção de imagens por meio da sua imaginação e por imitação (por meio de 2 Books disponibilizados e desenvolvidos para o propósito), a partir de 14 figuras geométricas que funcionam por encaixe. O objetivo da actividade foi a de verificar e validar se o brinquedo de construção lúdico-analógico desenvolvido para a realização da actividade, superava ou cumpria com o propósito a que se propôs: trabalhar/exercitar, melhorar, aumentar, manter/sustentar ou desenvolver as competências de atenção e concentração em crianças com PHDA, défice de atenção e concentração, e em crianças sem dificuldades ou necessidades educativas especiais. Os resultados obtidos fazem parte integrante da actividade lúdica experimental “atenta, brinca & constrói” e sustentam a afirmação da tese enunciada.
The present research thesis in Design that will be presented, argues that the use of playful, analogical and construction artifacts, handled through geometric and fitting pieces in a school context, develop attention and concentration skills in children diagnosed with Pathology. of Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) predominantly inattentive, between 7 and 11 years old, in childhood. The artifact, of an inclusive nature, was designed and developed in order to ensure and expedite equal opportunities by supporting success educational. It is intended to be used by the greatest number of users, in order to privilege, encourage, motivate, enable and enable all children, and to provoke pleasant moments and always of learning and with focus on the development of the attention and concentration of the child. The work is divided into two distinct parts. The first part is characterized by bibliographic research and the second by empirical research, fieldwork. The state of the art legitimizes and validates according to the DMS-5 (2014), authors such as Russell Barkley (2008), Mark Selikowitz (2010), João Lopes (2004), Luis de Miranda Correia & Vitor da Fonseca (2008), Keith Conners (2009), Nuno Lobo Antunes (2014), among other specialist authors studied from various scientific areas, that the lack of attention and in maintaining it, is the problematic nucleus of the pathology of ADHD and that it compromises the school life daily, child's family and social life. Neuroscientist Daniel G. Amen (2018) says that the prefrontal cortex is “intimately involved in the concentration and focus of attention” (p. 206), and that when it is compromised, it impairs its performance. Tizuko Morchida Kishimoto (2002) argues that the toy is a relevant artifact in the child's growth and development, and that he manipulates it freely. Brougère, G. (1995) presupposes the presence of a function as a determinant in the interest of the object, such as, for example, the construction principle (fitting, assembly) for the pieces of a construction game. Brougère, G. (1995) presupposes the presence of a function as a determinant in the interest of the object, such as, for example, the construction principle (fitting, assembly) for the pieces of a construction game. Friedrich Fröebel (1782-1852) in 1840 highlighted the toy as important for educating children at school, and had a great idea, to create a toy that could be assembled and dismantled, the so-called construction game. The architect Bruno Taut (1880-1938) says that a construction toy is an open system that allows a huge number of possible variations starting from the same basic elements, and that the child learns by doing and playing, not needing a previous teaching. According to Benjamin, W. (1984), for the child, repetition is the “soul of the game”. Nothing cheers her more than “one more time”. In order to demonstrate its validity and legitimacy, we began by crossing several fields of studies that appear in chapters 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 and 9 of the First Part of the dissertation. From this connection, relevant conclusions emerged for the development and creation of the design and inclusive artifact proposed within the scope of design research. To validate the relevance of the study, the researcher and author of the thesis developed a construction toy to carry out the “attentive, play & build” experimental play activity in a school context, in the Nelas School Group (AENelas), according to the Design Methodology by Bruno Munari (1989), for the seven Principles of Inclusive Design and User-Centered Design (DCU), which appears in the Second Part of the thesis – Empirical Research. The experimental ludic activity “attention, play & build”, consists of three versions: A- free; B – from an image; C - from images and indications, applied during three sessions, it was developed by three sample groups of four children with ADHD, attention deficit, and without difficulties from the 2nd, 3rd and 4th grades, in a classroom context in a situation of workshop type intervention, mediated by the construction of images through your imagination and by imitation (through 2 Books made available and developed for the purpose), from 14 geometric figures that work by fitting. The objective of the activity was to verify and validate whether the playful-analog construction toy developed to carry out the activity exceeded or fulfilled the purpose for which it was proposed: work/exercise, improve, increase, maintain/sustain or develop the attention and concentration skills in children with ADHD, attention deficit and concentration, and in children without difficulties or special educational needs.
URI: http://hdl.handle.net/10773/34972
Appears in Collections:DeCA - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento

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