Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/34951
Título: Pestes, epidemias e pandemias: abordagem transdisciplinar no 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
Autor: Vieira, Diana Filipa Lopes
Orientador: Carvalho, António Vitor Nunes de
Palavras-chave: Peste
Epidemia
Pandemia
Transdisciplinaridade
Aprendizagem ativa
Tecnologias na educação
Data de Defesa: 25-Jul-2022
Resumo: Este estudo visa compreender de que forma se pode desenvolver um Projeto em contexto educativo focado no estudo das pestes, epidemias e pandemias, em articulação com os conteúdos e áreas curriculares, recorrendo a diversas estratégias de sensibilização para a pandemia que está a ocorrer na atualidade, como também recorrendo a alguns exemplos de pestes, epidemias e pandemias sucedidas ao longo da História da Humanidade e perceber quais os seus contributos para o desenvolvimento de uma consciência ao nível da Educação para a Saúde nos alunos e no reforço do percurso pessoal e profissional da docente em formação. Neste sentido, delineou-se e concretizou-se um Projeto de intervenção pedagógico-didático intitulado “Pestes, epidemias e pandemias: abordagem transdisciplinar no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico”. Este Projeto estendeu-se por cerca de treze sessões, ao longo de dois semestres, em duas escolas pertencentes ao concelho de Aveiro, no seio de duas turmas: uma do 3.º ano do 1.º CEB e outra do 6.º ano do 2.º CEB. De referir que foi utilizada uma metodologia de carácter qualitativo, com características de tipo investigação-ação, pelo que os instrumentos de recolha de dados foram a observação direta e participante. Além disso, recorreu-se a questionários iniciais e finais para obter evidências de progressão no desenvolvimento das competências dos alunos e avaliar o próprio processo de aplicação e impacto do Projeto. Os dados recolhidos foram analisados e submetidos a uma análise de conteúdo. A análise dos dados permitiu concluir que o Projeto teve efeitos consideráveis ao nível do desenvolvimento dos conhecimentos dos alunos sobre as pestes, epidemias e pandemias, com impacto no desenvolvimento de uma consciência ao nível da saúde, principalmente ao abrigo da articulação dos conteúdos das diversas áreas que compõem o currículo, assim como através da exploração das possibilidades oferecidas pela Flexibilidade Curricular em articulação com as Aprendizagens Essenciais. O Projeto proporcionou aos alunos momentos de interação, partilha, investigação, questionamento e reflexão sobre a temática em apreço. Os resultados permitiram inferir que as atividades promovidas despertaram o interesse das crianças em querer saber mais sobre a pandemia COVID-19 bem como contactar com outros exemplos significativos ocorridos anteriormente e refletir sobre comportamentos e atitudes a ter em conta para que todos possam proteger-se de um vírus que ceifou e ceifa muitas vidas, diariamente, e que ainda não tem um fim/controlo à vista. O texto é composto por uma apresentação de um quadro de referência teórica subjacente em investigações na linha da constatação da consciência histórica dos alunos dos dois primeiros ciclos da escolaridade básica, seguido de um enquadramento e apresentação metodológica de desenvolvimento do Projeto em Educação para a saúde em sede de Prática Pedagógica Supervisionada.
This study aims to understand how to develop an educational project on the study of plagues, epidemics and pandemics, in conjunction with the curricular contents and areas, using different strategies to raise awareness about the pandemic that is currently occurring, as well recovering some examples of plagues, epidemics and pandemics that have occurred throughout our History and understand their contributions to the development of an awareness of Health Education in students and strengthening the teacher personal and professional career under training. In this sense, a pedagogical-didactic intervention project entitled "Pests, epidemics and pandemics: a transdisciplinary approach in the 1st and 2nd Cycles of Basic Education" was designed and implemented. This project was spread over about thirteen sessions, over two semesters, in two schools belonging to the municipality of Aveiro (Portugal), over two semesters in involving two classes: one from the 3rd year and the other from the 6th year. It should be noted that was used a qualitative methodology, with characteristics of action and research. The data collection tools were direct and participant observation. In addition, we used initial and final questionnaires to obtain evidence of progression in the development of students' skills and evaluate the process of application and impact of the project. The data collected was analyzed and submitted to a content analysis. The data analysis allowed us to conclude that the Project had considerable effects on the development of students' knowledge about pests, epidemics and pandemics, with impact on the development of health awareness, mainly under the articulation of the contents of the various areas that make up the school curriculum, as well as through the exploration of the possibilities offered by Curricular Flexibility in articulation with the Essential Learning defined in Portugal. The Project provided students with moments of interaction, sharing, investigation, questioning and reflection on the theme. The results allowed us to infer that the promoted activities awakened the children's interest and providing knowledge about the pandemic COVID-19 and as well as contact with other significant examples that occurred previously in History, behaviors and attitudes to be taken into account so that everyone can protect themselves from a virus that has claimed and it is still claiming many lives, daily, and that still has with no end/control in sight. The text is composed of a presentation of a theoretical reference framework underlying research in the line of ascertaining the historical awareness of students in the first two cycles of basic education followed by a framing and methodological presentation of the development of the Project on health Education (Supervised Pedagogical Practice).
URI: http://hdl.handle.net/10773/34951
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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