Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/34908
Título: | Sinergias e incentivos da União Europeia no setor turístico: contributo das caves do vinho do Porto neste setor no período pandémico |
Autor: | Makrilou, Ana Rita Cruz |
Orientador: | Breda, Zélia Diogo, Sara |
Palavras-chave: | União Europeia Covid-19 Turismo Caves do vinho do Porto |
Data de Defesa: | 29-Jul-2022 |
Resumo: | O presente trabalho propõe-se divulgar os mais significativos incentivos
criados pela União Europeia na luta contra as consequências da pandemia
COVID-19 no setor do turismo. Como análise desta problemática, as Caves do
Vinho do Porto serviram como estudo de caso para perceber a forma como
estas entidades foram afetadas pela pandemia e como é que os incentivos da
União Europeia estão a ajudar a ultrapassar os consequentes desafios.
A metodologia utilizada foi o inquérito por entrevista respondido pelos
responsáveis das diferentes Caves do Vinho do Porto e a sua consequente
análise de conteúdo.
As dificuldades sentidas desde o início da pandemia foram semelhantes às
Caves do Vinho do Porto entrevistadas, tendo sido registados desafios
parecidos às marcas, que apesar de serem distintas são parte do mesmo tipo
de negócio: a venda do vinho do Porto. A tentativa de apoio criada pela União
Europeia não foi tão bem conseguida como seria de esperar, dado que as
entidades não sentiram o auxílio que fez parte das suas expectativas no início
da COVID-19. The present work proposes to disclose the most significant incentives created by the European Union in the fight against the consequences of the COVID-19 pandemic in the tourism sector. As an analysis of this problem, the Port Wine Cellars served as a case study to understand how these entities were affected by COVID-19 and how European Union incentives are helping to overcome the resulting challenges. The methodology used was an interview conducted with those responsible for the different Port Wine Cellars and consequent content analysis of the data. The difficulties experienced in wine tourism since the beginning of the pandemic were somewhat similar to the different Port Wine Cellars, with similar challenges being recorded for brands that, despite being different, are part of the same type of business: the sale of Port wine. The attempt at support created by the European Union was not as successful as it would be expected, as the entities did not feel the help that was part of their expectations at the beginning of COVID-19. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/34908 |
Aparece nas coleções: | DCSPT - Dissertações de mestrado UA - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Documento_Ana_Makrilou.pdf | 525.23 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.