Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/34902
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAlbino, Cláudiapt_PT
dc.contributor.authorVitoriano, Bárbarapt_PT
dc.date.accessioned2022-10-12T16:40:14Z-
dc.date.available2022-10-12T16:40:14Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.issn2718- 6814pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/34902-
dc.description.abstractO artigo apresenta a marca OrangeBee que resultou de uma investigação que explorou os possíveis contributos do Design no combate ao desperdício alimentar. É uma marca sensível ao desperdício produzido em Portugal, o doméstico e o industrial, que atua no setor alimentar através da criação de produtos inovadores, sustentáveis e nutritivos para um público diversificado e um mercado emergente. As metodologias utilizadas na investigação na investigação, para além da revisão da literatura sobre as temáticas abordadas, implicaram a criação de uma atividade sensorial e a elaboração de um “laboratório- cozinha”. A investigação teve uma abordagem qualitativa, descritiva, interpretativa e exploratória, utilizando como método principal a investigação-ação, com base na experimentação e análise de resultados. A criação da marca originou um preparado cremoso que se apresenta como uma alternativa vegetal ao iogurte, produto vencedor dos concursos Ecotrophelia Portugal 2020 e Ecotrophelia Europe 2020. O preparado vegetal promove, tal como a sua marca, a economia circular e o aproveitamento integral dos alimentos que são seguros e se encontram em condições para consumo humano, mas que normalmente são descartados, por vezes devido a motivos culturais. O projeto implicou a utilização do alimento como ferramenta de Design, e a sua pertinência para encontrar soluções para alimentar a população de um modo sustentável, refletindo sobre o passado, presente e futuro da alimentação, sem esquecer as memórias e hábitos alimentares da cultura gastronómica portuguesa. É um projeto de Design de natureza multidisciplinar com forte incidência cultural e de inovação social, em parceria com Adelaide Olim, ex-aluna do Mestrado de Biotecnologia Alimentar.pt_PT
dc.description.abstractThe article features the OrangeBee brand that emerged from exploring Design's contributions in combating food waste. It is a brand sensitive to waste produced in Portugal, both domestically and industrially, which operates in the food sector with the creation of innovative, sustainable and nutritious products for a diverse audience and an emerging market. The methodologies used in the investigation, in addition to reviewing the literature on the topics covered, involved the creation of a sensory activity, and the elaboration of a “kitchen-laboratory”. The investigation had a qualitative, descriptive, interpretative and exploratory approach, using action research as the main method, based on experimentation and analysis of results. The creation of the brand originated a creamy preparation that presents itself as a vegetable alternative to yoghurt, the winning product of the Ecotrophelia Portugal 2020 and Ecotrophelia Europe 2020 contests. The vegetable preparation promotes, just like your brand, the circular economy and the full use of food that is safe and in conditions for human consumption, but that is usually discarded, sometimes due to cultural reasons. The project implied the use of food as a Design tool, and its relevance to finding solutions to feed the population sustainably, reflecting on the past, present and future of food, without forgetting the memories and eating habits of Portuguese gastronomic culture. It is a multidisciplinary Design project with a strong cultural impact and social innovation, in partnership with Adelaide Olim, an old former student of the Master of Food Biotechnology.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidad de Buenos Aires (UBA), Facultad de Arquitectura, Dieseño y Urbanismo (FADU)pt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectFood designpt_PT
dc.subjectCultura mediterrânicapt_PT
dc.subjectDesperdício alimentarpt_PT
dc.subjectEconomia circularpt_PT
dc.subjectAlimentação do futuropt_PT
dc.titleOrangebee: contribuição do food design para a redução de desperdícios alimentares da cultura gastronómica portuguesapt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.description.versionpublishedpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.firstPage320pt_PT
degois.publication.issue2pt_PT
degois.publication.lastPage335pt_PT
degois.publication.titleRevista Latinoamericana de Food Designpt_PT
degois.publication.volume1pt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://publicacionescientificas.fadu.uba.ar/index.php/ReLaFD/aboutpt_PT
Appears in Collections:ID+ - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Orangebee_contribuicao do food design.pdf2.16 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.