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http://hdl.handle.net/10773/34882
Title: | Atividades promotoras de pensamento crítico sobre temas das ciências |
Author: | Capela, Maria Inês Teixeira |
Advisor: | Vieira, Rui Marques |
Keywords: | Pensamento crítico Atividades e temas de ciências 2.º CEB |
Defense Date: | 19-Jul-2022 |
Abstract: | Ao longo dos últimos anos tem-se assistido a mudanças significativas na
sociedade, resultado do desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia. Estas
mudanças ocorreram em todas as esferas da sociedade: a nível político,
económico, social, científico e tecnológico. Neste contexto, pressupõem-se a
existência de cidadãos capazes de reagir e intervir perante estas mudanças,
isto é, cidadãos que mais do que se conformarem com os problemas do
quotidiano, agem criticamente sobre eles, de modo a tentar solucioná-los.
Assim, torna-se essencial que a escola, em geral, e a educação em ciências,
em particular, crie as condições necessárias para que os alunos possam
desenvolver capacidades de Pensamento Crítico, com o objetivo de tornar os
alunos cidadãos informados e responsavelmente ativos na sociedade. Desta
forma, o presente estudo foi desenvolvido em contexto de um projeto de
ciências, no quadro da Prática pedagógica da investigadora, com alunos do 6º
ano de escolaridade voluntários. Esta investigação teve como finalidade
desenvolver (conceber, produzir, implementar e avaliar) atividades promotoras
de Pensamento Crítico relacionadas com diferentes temas das Ciências para
os referidos alunos.
A metodologia adotada neste estudo assenta numa paradigma sócio-crítico, de
natureza essencialmente qualitativa e enquadra-se num plano de Investigação-Ação. Neste quadro, em primeiro lugar, procedeu-se à conceção e produção
das atividades que promovessem de forma explícita e intencional capacidades
de Pensamento Crítico. Antes da fase de implementação das atividades
planificadas, estas iam sendo validadas pelo professor orientador do estudo e
pela professora cooperante responsável pelo referido projeto. Por fim foram
avaliados os resultados obtidos no estudo, recorrendo à aplicação do Teste de
Pensamento Crítico (Vieira, 2003) em duas fases distintas, com o objetivo de
realizar o levantamento inicial e final das capacidades de Pensamento Crítico
dos alunos participantes. Para além disso, foram utilizados outros instrumentos
de recolha de dados como, por exemplo, os registos escritos dos alunos. Para
analisar os diversos instrumentos utilizados foi efetuada uma análise de
conteúdo e uma análise estatística descritiva. Os resultados no seu global
apontam para a mobilização de capacidades de PC como, por exemplo,
capacidades na área da clarificação elementar e na área de suporte básico.
Com base nestes verificou-se que a maioria dos alunos manifestaram o uso de
capacidades de pensamento crítico. Pode concluir-se que as atividades
implementadas revelaram-se mais um contributo para a mobilização explícita
de algumas das capacidades de Pensamento Crítico no ensino básico. Over the last few years there have been significant changes in society as a result of the development of science and technology. These changes have occurred in all spheres of society: political, economic, social, scientific, and technological. In this context, it is assumed that there are citizens who are able to react and intervene to these changes, that is, citizens who, rather than being satisfied with the problems of everyday life, act critically about them in order to try to solve them. Thus, it is essential that the school system, in general, and science education, in particular, create the necessary conditions for students to develop Critical Thinking skills, in order Thus, this study was developed for a science project, in the context of supervised pedagogical practice with 6ᵗʰ grade volunteer students. This research aimed to develop (design, produce, implement, and evaluate) activities that promote Critical Thinking related to Science themes. The methodology adopted in this study is based on a socio-critical paradigm, essentially qualitative in nature, and is framed within an Action-Research plan. First, the activities were designed and produced to explicitly and intentionally promote Critical Thinking skills. Before the implementation phase of the planned activities, they were validated by the study's guiding teacher and the cooperating teacher of the context. Finally, the results obtained in the study were evaluated by applying the Critical Thinking Test (Vieira, 2003) in two distinct phases, with the purpose of surveying the initial and final Critical Thinking skills of the participating students. In addition, other data collection instruments were used, such as the students' written records. To analyse the various instruments used, a content analysis and a descriptive statistical analysis were performed. Overall, the results point to the mobilization of Critical Thinking skills, such as, for example, skills in the area of elementary clarification and in the area of basic support. Based on these it was found tah most students manifested the use of critical thinking skills.Through the analysis of the results, if can be conclude that the implemented activities proved to be a good contribution to the mobilization of Critical Thinking skills. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/34882 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
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