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Title: Atividades promotoras de pensamento crítico sobre temas das ciências
Author: Capela, Maria Inês Teixeira
Advisor: Vieira, Rui Marques
Keywords: Pensamento crítico
Atividades e temas de ciências
2.º CEB
Defense Date: 19-Jul-2022
Abstract: Ao longo dos últimos anos tem-se assistido a mudanças significativas na sociedade, resultado do desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia. Estas mudanças ocorreram em todas as esferas da sociedade: a nível político, económico, social, científico e tecnológico. Neste contexto, pressupõem-se a existência de cidadãos capazes de reagir e intervir perante estas mudanças, isto é, cidadãos que mais do que se conformarem com os problemas do quotidiano, agem criticamente sobre eles, de modo a tentar solucioná-los. Assim, torna-se essencial que a escola, em geral, e a educação em ciências, em particular, crie as condições necessárias para que os alunos possam desenvolver capacidades de Pensamento Crítico, com o objetivo de tornar os alunos cidadãos informados e responsavelmente ativos na sociedade. Desta forma, o presente estudo foi desenvolvido em contexto de um projeto de ciências, no quadro da Prática pedagógica da investigadora, com alunos do 6º ano de escolaridade voluntários. Esta investigação teve como finalidade desenvolver (conceber, produzir, implementar e avaliar) atividades promotoras de Pensamento Crítico relacionadas com diferentes temas das Ciências para os referidos alunos. A metodologia adotada neste estudo assenta numa paradigma sócio-crítico, de natureza essencialmente qualitativa e enquadra-se num plano de Investigação-Ação. Neste quadro, em primeiro lugar, procedeu-se à conceção e produção das atividades que promovessem de forma explícita e intencional capacidades de Pensamento Crítico. Antes da fase de implementação das atividades planificadas, estas iam sendo validadas pelo professor orientador do estudo e pela professora cooperante responsável pelo referido projeto. Por fim foram avaliados os resultados obtidos no estudo, recorrendo à aplicação do Teste de Pensamento Crítico (Vieira, 2003) em duas fases distintas, com o objetivo de realizar o levantamento inicial e final das capacidades de Pensamento Crítico dos alunos participantes. Para além disso, foram utilizados outros instrumentos de recolha de dados como, por exemplo, os registos escritos dos alunos. Para analisar os diversos instrumentos utilizados foi efetuada uma análise de conteúdo e uma análise estatística descritiva. Os resultados no seu global apontam para a mobilização de capacidades de PC como, por exemplo, capacidades na área da clarificação elementar e na área de suporte básico. Com base nestes verificou-se que a maioria dos alunos manifestaram o uso de capacidades de pensamento crítico. Pode concluir-se que as atividades implementadas revelaram-se mais um contributo para a mobilização explícita de algumas das capacidades de Pensamento Crítico no ensino básico.
Over the last few years there have been significant changes in society as a result of the development of science and technology. These changes have occurred in all spheres of society: political, economic, social, scientific, and technological. In this context, it is assumed that there are citizens who are able to react and intervene to these changes, that is, citizens who, rather than being satisfied with the problems of everyday life, act critically about them in order to try to solve them. Thus, it is essential that the school system, in general, and science education, in particular, create the necessary conditions for students to develop Critical Thinking skills, in order Thus, this study was developed for a science project, in the context of supervised pedagogical practice with 6ᵗʰ grade volunteer students. This research aimed to develop (design, produce, implement, and evaluate) activities that promote Critical Thinking related to Science themes. The methodology adopted in this study is based on a socio-critical paradigm, essentially qualitative in nature, and is framed within an Action-Research plan. First, the activities were designed and produced to explicitly and intentionally promote Critical Thinking skills. Before the implementation phase of the planned activities, they were validated by the study's guiding teacher and the cooperating teacher of the context. Finally, the results obtained in the study were evaluated by applying the Critical Thinking Test (Vieira, 2003) in two distinct phases, with the purpose of surveying the initial and final Critical Thinking skills of the participating students. In addition, other data collection instruments were used, such as the students' written records. To analyse the various instruments used, a content analysis and a descriptive statistical analysis were performed. Overall, the results point to the mobilization of Critical Thinking skills, such as, for example, skills in the area of elementary clarification and in the area of basic support. Based on these it was found tah most students manifested the use of critical thinking skills.Through the analysis of the results, if can be conclude that the implemented activities proved to be a good contribution to the mobilization of Critical Thinking skills.
URI: http://hdl.handle.net/10773/34882
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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