Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/34854
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPestana, Maria do Rosáriopt_PT
dc.date.accessioned2022-09-30T09:54:48Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.isbn978-989-8366-72-6pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/34854-
dc.description.abstractAs revoluções francesa e americana, em finais do século XVIII, são frequentemente consideradas como tendo contextualizado a cidadania moderna, caracterizada pela participação dos cidadãos na vida urbana das comunidades a que pertencem. No que se refere à cidade do Porto, em particular, defendo que essa emergência esteve relacionada por um lado, com a organização de grandes eventos como as Comemorações Camoneanas, em 1880; com o movimento associativo de perfil burguês, sustentado em valores como a arte, o progresso a filantropia e o trabalho, que se diversificou e consolidou em finais no século XIX, como alternativa às estruturas sociais e políticas vigentes; e ainda, com as normatividades em torno do assunto “sociedade”, tal como foi tornado público pela imprensa. Este estudo pretende contribuir para o conhecimento do modo como o Orpheon Portuense refletiu um novo modelo de sociedade, de transição entre L’Ancien Regime e a República, no quadro da cidadania moderna, nas esferas pública e associativa. Exploro este objetivo através do estudo de uma figura: o sócio fundador Ernesto Maia. Esta estratégia metodológica permitiu-me criar um enfoque transversal ao Orpheon e à sociedade portuense, no cruzamento de itinerários do músico. A abordagem ao indivíduo Ernesto Maia afasta-se por isso da biografia, a favor de um estudo interpretativo da cultura e da sociedade, durante o período que decorre entre 1880 e 1910. Procuro, em Ernesto Maia, o mundo social que enformou os seus atos e não tanto o seu foro privado. Nesse sentido, centro-me em dois itinerários que considero complementares: o processo de profissionalização do músico, num contexto de transformação da sociedade portuguesa, e a crítica musical enquadrada numa imprensa republicana, laica e positiva. O estudo propõe uma abordagem à crítica musical em Portugal, enquanto reflexo e discurso enformador da música e da sociedade a que se refere.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade Católica Editorapt_PT
dc.rightsrestrictedAccesspt_PT
dc.subjectErnesto Maiapt_PT
dc.subjectOrfeonismopt_PT
dc.subjectAssociativismo musicalpt_PT
dc.subjectCrítica musicalpt_PT
dc.titleCidadanias modernas: Itinerários de Ernesto Maia no movimento associativo, prática coral e crítica musical na cidade do Porto (1880-1910)pt_PT
dc.typebookPartpt_PT
dc.description.versionpublishedpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.firstPage75pt_PT
degois.publication.lastPage86pt_PT
degois.publication.locationPortopt_PT
degois.publication.titleA Sociedade Orpheon Portuense (1881-2008): tradição e inovaçãopt_PT
dc.date.embargo2025-
dc.relation.publisherversionhttps://www.uceditora.ucp.pt/pt/fora-de-colecao/2438-a-sociedade-orpheon-portuense---1881-2008.htmlpt_PT
Appears in Collections:INETmd - Capítulo de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TextoFinal_OP_FINAL.pdf215.36 kBAdobe PDFrestrictedAccess


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.