Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/34854
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pestana, Maria do Rosário | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2022-09-30T09:54:48Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-8366-72-6 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/34854 | - |
dc.description.abstract | As revoluções francesa e americana, em finais do século XVIII, são frequentemente consideradas como tendo contextualizado a cidadania moderna, caracterizada pela participação dos cidadãos na vida urbana das comunidades a que pertencem. No que se refere à cidade do Porto, em particular, defendo que essa emergência esteve relacionada por um lado, com a organização de grandes eventos como as Comemorações Camoneanas, em 1880; com o movimento associativo de perfil burguês, sustentado em valores como a arte, o progresso a filantropia e o trabalho, que se diversificou e consolidou em finais no século XIX, como alternativa às estruturas sociais e políticas vigentes; e ainda, com as normatividades em torno do assunto “sociedade”, tal como foi tornado público pela imprensa. Este estudo pretende contribuir para o conhecimento do modo como o Orpheon Portuense refletiu um novo modelo de sociedade, de transição entre L’Ancien Regime e a República, no quadro da cidadania moderna, nas esferas pública e associativa. Exploro este objetivo através do estudo de uma figura: o sócio fundador Ernesto Maia. Esta estratégia metodológica permitiu-me criar um enfoque transversal ao Orpheon e à sociedade portuense, no cruzamento de itinerários do músico. A abordagem ao indivíduo Ernesto Maia afasta-se por isso da biografia, a favor de um estudo interpretativo da cultura e da sociedade, durante o período que decorre entre 1880 e 1910. Procuro, em Ernesto Maia, o mundo social que enformou os seus atos e não tanto o seu foro privado. Nesse sentido, centro-me em dois itinerários que considero complementares: o processo de profissionalização do músico, num contexto de transformação da sociedade portuguesa, e a crítica musical enquadrada numa imprensa republicana, laica e positiva. O estudo propõe uma abordagem à crítica musical em Portugal, enquanto reflexo e discurso enformador da música e da sociedade a que se refere. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Universidade Católica Editora | pt_PT |
dc.rights | restrictedAccess | pt_PT |
dc.subject | Ernesto Maia | pt_PT |
dc.subject | Orfeonismo | pt_PT |
dc.subject | Associativismo musical | pt_PT |
dc.subject | Crítica musical | pt_PT |
dc.title | Cidadanias modernas: Itinerários de Ernesto Maia no movimento associativo, prática coral e crítica musical na cidade do Porto (1880-1910) | pt_PT |
dc.type | bookPart | pt_PT |
dc.description.version | published | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
degois.publication.firstPage | 75 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 86 | pt_PT |
degois.publication.location | Porto | pt_PT |
degois.publication.title | A Sociedade Orpheon Portuense (1881-2008): tradição e inovação | pt_PT |
dc.date.embargo | 2025 | - |
dc.relation.publisherversion | https://www.uceditora.ucp.pt/pt/fora-de-colecao/2438-a-sociedade-orpheon-portuense---1881-2008.html | pt_PT |
Appears in Collections: | INETmd - Capítulo de livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TextoFinal_OP_FINAL.pdf | 215.36 kB | Adobe PDF | ![]() |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.