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Título: Cidadanias modernas: Itinerários de Ernesto Maia no movimento associativo, prática coral e crítica musical na cidade do Porto (1880-1910)
Autor: Pestana, Maria do Rosário
Palavras-chave: Ernesto Maia
Orfeonismo
Associativismo musical
Crítica musical
Data: 2014
Editora: Universidade Católica Editora
Resumo: As revoluções francesa e americana, em finais do século XVIII, são frequentemente consideradas como tendo contextualizado a cidadania moderna, caracterizada pela participação dos cidadãos na vida urbana das comunidades a que pertencem. No que se refere à cidade do Porto, em particular, defendo que essa emergência esteve relacionada por um lado, com a organização de grandes eventos como as Comemorações Camoneanas, em 1880; com o movimento associativo de perfil burguês, sustentado em valores como a arte, o progresso a filantropia e o trabalho, que se diversificou e consolidou em finais no século XIX, como alternativa às estruturas sociais e políticas vigentes; e ainda, com as normatividades em torno do assunto “sociedade”, tal como foi tornado público pela imprensa. Este estudo pretende contribuir para o conhecimento do modo como o Orpheon Portuense refletiu um novo modelo de sociedade, de transição entre L’Ancien Regime e a República, no quadro da cidadania moderna, nas esferas pública e associativa. Exploro este objetivo através do estudo de uma figura: o sócio fundador Ernesto Maia. Esta estratégia metodológica permitiu-me criar um enfoque transversal ao Orpheon e à sociedade portuense, no cruzamento de itinerários do músico. A abordagem ao indivíduo Ernesto Maia afasta-se por isso da biografia, a favor de um estudo interpretativo da cultura e da sociedade, durante o período que decorre entre 1880 e 1910. Procuro, em Ernesto Maia, o mundo social que enformou os seus atos e não tanto o seu foro privado. Nesse sentido, centro-me em dois itinerários que considero complementares: o processo de profissionalização do músico, num contexto de transformação da sociedade portuguesa, e a crítica musical enquadrada numa imprensa republicana, laica e positiva. O estudo propõe uma abordagem à crítica musical em Portugal, enquanto reflexo e discurso enformador da música e da sociedade a que se refere.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/34854
ISBN: 978-989-8366-72-6
Versão do Editor: https://www.uceditora.ucp.pt/pt/fora-de-colecao/2438-a-sociedade-orpheon-portuense---1881-2008.html
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