Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/34853
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPestana, Rosáriopt_PT
dc.date.accessioned2022-09-30T09:51:38Z-
dc.date.available2022-09-30T09:51:38Z-
dc.date.issued2011-12-
dc.identifier.issn1809-8274pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/34853-
dc.description.abstractEste trabalho propõe uma análise sobre o processo de silenciamento de registos sonoros de músicas de tradições orais realizados em Portugal entre 1936 e 1959. Centra-se, em particular, nas gravações de campo realizadas sob patrocínio de instituições do regime autocrático do Estado Novo, no período de vigência das autarquias provinciais (1936-59), durante o qual foi levado a cabo um extensivo processo de mapeamento dos traços tidos como definidores da cultura portuguesa. Os registos sonoros, depois de enormes investimentos humanos e financeiros postos na sua consecução, foram silenciados, permanecendo inéditos até aos dias de hoje. Quais foram as estratégias políticas que presidiram a essas realizações, quem foram os protagonistas, quais os conteúdos coligidos e por que foram silenciados, são as questões de que parto. O texto versus o som, o olhar versus o ouvir, é a temática que irei explorar no final: procuro o campo epistemológico, na acepção de Michel Foucault (20 05), ou seja, um modus operandi implicitamente condicionador do processo em estudo que conduziu ao silenciamento de milhares de registos sonoros. Por fim, sustentada nos contributos do filósofo Jacques Rancière (2010), proponho uma discussão em torno do potencial dissenso gerado pela audição musical desses registos sonoros.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUFOPpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectRegistros sonorospt_PT
dc.subjectTextualizaçãopt_PT
dc.subjectEstéticapt_PT
dc.subjectDissensopt_PT
dc.subjectInterlocuçãopt_PT
dc.titleDar luz aos textos, silenciar as vozes “des”-conhecimento e distanciamento em processos de construção da “música portuguesa” (1939-59)pt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.description.versionpublishedpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.firstPage68pt_PT
degois.publication.issue11pt_PT
degois.publication.lastPage81pt_PT
degois.publication.titleArtefilosofiapt_PT
degois.publication.volume6pt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://periodicos.ufop.br/raf/article/view/598pt_PT
dc.identifier.essn2526-7892pt_PT
Appears in Collections:INETmd - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
598-Texto do artigo-1040-1-10-20170424.pdf540.78 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.