Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/34813
Title: Estudo sobre o nível de competências digitais dos docentes do ensino básico e secundário dos Agrupamentos de Escolas e das Escolas Não Agrupadas da rede pública de Portugal Continental
Author: Lucas, Margarida
Bem-haja, Pedro
Issue Date: Jun-2021
Publisher: Ministério da Educação - Direção-Geral da Educação
Abstract: O Programa de digitalização para as Escolas, no âmbito do Plano de Ação para a Transição Digital, prevê, entre outras iniciativas, a capacitação de docentes ao nível da competência digital. Esta competência pode definir-se, muito genericamente, como a proficiência individual do docente para a utilização crítica e refletida de tecnologias digitais nas diferentes dimensões da sua profissão, constituindo-se a pedagógica como uma dimensão nuclear. No sentido de proporcionar ofertas de desenvolvimento profissional contínuo direcionadas e adequadas à proficiência de cada docente, a Direção-Geral de Educação (DGE) solicitou à Universidade de Aveiro um estudo sobre o nível de competências digitais dos docentes do ensino básico e secundário dos Agrupamentos de Escolas e das Escolas Não Agrupadas da rede pública de Portugal Continental. O estudo operacionalizou-se através da aplicação de um questionário, cuja componente principal se baseia numa ferramenta de autorreflexão desenvolvida com base no Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores (DigCompEdu), que permitiu responder às finalidades solicitadas, especificamente, identificar: (i) níveis de proficiência e pontuações médias globais dos docentes, (ii) níveis de proficiência por áreas de competência digital, faixa etária e tempo de serviço e (iii) níveis de proficiência por grupo de recrutamento, faixa etária e tempo de serviço. Este relatório apresenta os resultados do estudo, no que diz respeito às finalidades supramencionadas. Após a nota introdutória é feito um breve enquadramento do mesmo, no qual se descreve, de forma genérica, o quadro conceptual e a ferramenta de autorreflexão que o sustenta. Segue-se uma descrição do método usado, caracterizando-se a amostra, descrevendo-se o questionário e o procedimento de recolha de dados. De seguida, descrevem-se os principais resultados obtidos e, por fim, são apresentadas as conclusões, nas quais se enumeram as principais constatações decorrentes da análise dos resultados.
URI: http://hdl.handle.net/10773/34813
Publisher Version: https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Noticias_documentos/estudo_sobre_o_nivel_de_competencias_digitais_dos_docentes_do_ensino_basico_e_secundario_dos_agrupamentos_de_escolas_e_das_escolas_nao_agrupadas_da_rede_publica_de_portugal_continental.pdf
Appears in Collections:CIDTFF - Relatórios

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021_relatorio_lucas_bem-haja_DGE_compressed.pdf543.24 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.