Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/34805
Title: Interfaces tangíveis e realidades mistas em jogos de tabuleiro no projeto Flavourgame
Author: Silva, Diogo Emanuel Delgado da
Advisor: Vairinhos, Mário
Zagalo, Nelson
Keywords: Saúde
Nutrição
Obesidade
Realidade aumentada
Interfaces tangíveis
Jogo de tabuleiro
Jogo de tabuleiro híbrido
Jogo sério
Defense Date: 25-Nov-2021
Abstract: Existe uma conjugação de fatores que empurra a sociedade atual para a adoção de hábitos sedentários que acabam por conduzir a doenças de foro metabólico, sendo as crianças uma das faixas etárias mais afetadas. A necessidade de encontrar soluções para este desafio tem-se refletido a vários níveis, conduzindo a profundas alterações em modelos vigentes na nossa sociedade. Com base nesta premissa, criou-se o projeto FlavourGame. Esta dissertação, integrada no projeto de investigação FlavourGame, financiado pelo POCI (COMPETE 2020) e em desenvolvimento na unidade de investigação DigiMedia, consiste no desenvolvimento de um artefacto apoiado na ideologia das interfaces tangíveis, com vista a ser integrada num jogo de tabuleiro híbrido, cujo objetivo é consciencializar as crianças das boas práticas nutricionais e, por inerência, tentar criar alterações no seu comportamento alimentar. Este projeto de dissertação tem, portanto, como objetivo o enriquecimento da cultura nutricional das crianças dos 10 aos 12 anos fazendo uso das vantagens da tecnologia aliado ao carácter lúdico de um jogo de tabuleiro. Para cumprir esse objetivo foi criado uma solução tangível, que permita aos utilizadores testar e adquirir conhecimento de foro nutricional, que viria a ser testada em contexto de jogo.
There’s a combination of factors that pushes current society to adopt sedentary habits that end up leading to metabolic diseases, with children being one of the most affected age groups. The need to find solutions for this challenge has been reflected at various levels, leading to profound changes in current models in our society. Based on this premise, the FlavourGame project was created. This dissertation, part of the research project FlavourGame, funded by POCI (COMPETE 2020) and under development at the DigiMedia research unit, consists on the development of an artifact based on the ideology of tangible interfaces, in order to be integrated into a hybrid board game, whose objective is to make children aware of good nutritional practices and, inherently, try to create changes in their eating behaviour. This dissertation project, therefore, aims to enrich the culture of children aged 10 to 12 years, making use of the advantages of tecnhology combined with the playful nature of a board game. To fulfill this objective, a tangible solution was created, which allows users to test and obtain nutritional knowledge, which would later be tested in a game context.
URI: http://hdl.handle.net/10773/34805
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Diogo_Emanuel_Silva.pdf3.56 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.