Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/34705
Title: | Qual o papel dos artefactos digitais no ensino e na aprendizagem de matemática? |
Author: | Costa, Cecília Cabrita, Isabel Martins, Fernando Oliveira, Rui Lopes, J. Bernardino |
Keywords: | Educação em matemática Roteiros Ferramenta epistémica Orquestração instrumental Abordagem exploratória Formação inicial de professores |
Issue Date: | Dec-2021 |
Publisher: | UA Editora |
Abstract: | Este painel teve como ponto de partida a pergunta: Qual o papel dos artefactos digitais no ensino e na aprendizagem de matemática? O painel teve uma parte inicial com intervenções dos membros do painel e uma segunda parte com debate alargado aos participantes do encontro. Das intervenções destaca-se a tónica nas perspetivas: 1 - Níveis de adoção de artefactos, o seu uso como ferramentas e orquestração instrumental (por que se entende necessária uma seleção criteriosa dos artefactos, contexto educativo para uso de artefactos como ferramentas epistémicas, características de uma orquestração instrumental eficaz); 2 -Olhares dos professores sobre o uso de artefactos no ensino e aprendizagem de matemática no ensino básico e secundário (a importância dos roteiros para uso eficaz dos artefactos) 3 - Aprendizagem ativa de matemática mediada por tecnologias em contextos exploratórios (contextualização, abordagem exploratória, estratégias didáticas inovadoras, as tecnologias na aprendizagem ativa de matemática, perspetivas); 4 - Integração da tecnologia na formação inicial de professores (integração da tecnologia para a aprendizagem de conceitos matemáticos, modelo de prática pedagógica (MPP) da Escola Superior de Educação de Coimbra). O debate mostrou que há diferentes abordagens teóricas para integrar a tecnologia na educação matemática. Mais importante, mostrou que há formas eficazes de integrar a tecnologia na aprendizagem de matemática. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/34705 |
DOI: | 10.48528/vt67-1729 |
ISBN: | 978-972-789-722-3 |
Publisher Version: | https://ria.ua.pt/handle/10773/32770 |
Appears in Collections: | CIDTFF - Capítulo de livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
31_46_ria.pdf | 506.52 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.