Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/34700
Title: Descobrindo tecnologias facilitadoras da inclusão na aprendizagem da música
Author: Moreno, Davys
Maia, Ana
Keywords: Instrumentos musicais digitais acessíveis
Aplicações musicais
Jogos musicais online
Aprendizagem da música
Inclusão
Issue Date: 2021
Abstract: O presente estudo, descobrindo tecnologias facilitadoras da inclusão na aprendizagem da música, teve como objetivo encontrar soluções tecnológicas para facilitar a inclusão de crianças com Necessidades Especiais na aprendizagem da música. Com este propósito foi realizada uma revisão sistemática de literatura, entre os anos de 2017 e 2020, com a palavrachave em inglês “instrumentos musicais digitais acessíveis” em diferentes motores de busca e bases de dados. Os resultados obtidos remetem para a apresentação de um conjunto de instrumentos adaptados, uma série de aplicações sobre música e jogos musicais online disponíveis na internet. Como conclusão é referida a atualidade desta temática, o dispendioso custo e falta de acesso aos instrumentos musicais digitais acessíveis, a necessidade da realização de estudos mais aprofundados e a importância da formação dos envolvidos na utilização destes recursos, promovendo assim a “música para todos”.
The present study, discovering technologies facilitating inclusion in music learning, aimed to find technological solutions to facilitate the inclusion of children with Special Needs in music learning. For this purpose a systematic literature review was conducted, between the years 2017 and 2020, with the keyword in English "accessible digital musical instruments" in different search engines and databases. The results obtained refer to the presentation of a set of adapted instruments, a variety of applications about music and online music games available on the internet. As a conclusion it is referred the actuality of this theme, the expensive cost and lack of access to accessible digital musical instruments, the need for further studies and the importance of the training of those involved in the use of these resources, thus promoting the "music for all".
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/34700
ISBN: 978- 841-391-565-4
Appears in Collections:CIDTFF - Capítulo de livro
DEP - Capítulo de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Moreno & Maia. Thomson & Reuters, 2021.pdf461 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.