Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/34643
Title: Análise da comunicação de uma criança com Perturbação do Espetro do Autismo: um estudo exploratório
Other Titles: Analysis of the communication of a child with Autism Spectrum Disorder: an exploratory study
Analyse de la communication d’un enfant atteint de péturbation du spectre autistique: une étude exploratoire
Análisis de la comunicación de un niño con Trastorno de Espectro Autista: un estudio exploratório
Author: Davys Moreno
Sá, Susana Oliveira
Keywords: Perturbações do espetro do autismo
Comunicação
Telemóvel
Análise de vídeo
WebQDA
Issue Date: Jul-2021
Publisher: Instituto de Educação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Abstract: Quando se trabalha com crianças com Perturbações do Espetro do Autismo, percebe-se que a maior dificuldade radica na promoção da sua comunicação e socialização. O presente estudo de carácter qualitativo e exploratório, foi realizado no Brasil no ano de 2017. Centrou-se na utilização de um Pequeno Filme no qual uma criança com Perturbação do Espetro do Autismo seguia as instruções de um Professor de Música através de um vídeo num telemóvel. Este Pequeno Filme foi analisado através da técnica de análise de conteúdo suportada pelo software na plataforma webQDA. Teve como objetivo observar as Funções de Comunicação e as Formas de Comunicação que a criança com Perturbação do Espetro do Autismo utilizava durante duas situações. Observámos a existência de limitações nas Formas de Comunicação e nas Funções de Comunicação da criança em estudo, tendo existido algumas melhorias com a introdução do vídeo através do Telemóvel. Como Conclusão, observamos que o telemóvel parece poder contribuir para tornar acessível a informação para as crianças com Perturbação do Espetro do Autismo, nomeadamente na melhoria da sua comunicação. Por último, é sugerida a realização de mais estudos de cariz experimental que contemplem a observação em vários contextos.
When working with children with Autism Spectrum Disorder, it is clear that the greatest difficulty lies in promoting their communication and socialization. This qualitative and exploratory study was conducted in Brazil in 2017. It focused on the use of a Short Film in which a child with Autism Spectrum Disorder followed the instructions of a Music Teacher through a mobile phone video. This Short Film was analysed through content analysis supported by software on the webQDA platform. It aimed to observe the Functions of Communication and the Forms of Communication that the child with Autism Spectrum Disorder used during two situations. We observed the existence of limitations in the Forms of Communication and the Functions of Communication of the child under study, with some improvements with the introduction of video via mobile phone. In conclusion, we observed that the mobile phone seems to be able to contribute to making information accessible to children with Autism Spectrum Disorders, namely in the improvement of their communication. Lastly, it is suggested to carry out more studies of experimental nature that contemplate observation in various contexts.
Lorsqu’on travaille avec des enfants atteints de troubles du spectre autistique, on se rend compte que la plus grande difficulté réside dans la promotion de leur communication et de leur socialisation. Cette étude qualitative et exploratoire a été réalisée au Brésil en 2017. Elle portait sur l’utilisation d’un petit film dans lequel un enfant atteint de trouble du spectre autistique suivait les instructions d’un professeur de musique à travers une vidéo dans un téléphone mobile. Ce court métrage a été analysé grâce à une analyse de contenu soutenue par le logiciel sur la plate-forme webQDA. Il visait à observer les fonctions de communication et les formes de communication utilisées par l’enfant avec un trouble du spectre autistique dans deux situations. Nous avons observé l’existence de limitations dans les formes de communication et les fonctions de communication de l’enfant étudié, avec quelques améliorations après l’introduction de la vidéo utilisant le téléphone mobile. En conclusion, nous avons observé que le téléphone mobile semble pouvoir contribuer à rendre l’information accessible aux enfants atteints de troubles du spectre autistique, notamment en améliorant leur communication. Dernièrement, il est suggéré que d’autres études expérimentales soient menées avec observation dans divers contextes.
Cuando se trabaja con niñas y niños con Trastorno de Espectro Autista, se observa que la mayor dificultad se encuentra en la promoción de su comunicación y socialización. El presente estudio de carácter cualitativo y exploratorio fue realizado en Brasil el año 2017. Este estudio estuvo centrado en la utilización de un pequeño filme, en el cual un niño con Trastorno de Espectro Autista sigue las instrucciones de un Profesor de Música a través de un video elaborado para ello y presentado en un Celular. Este Pequeño Filme fue analizado mediante análisis de contenido soportado por Software en la plataforma webQDA. Tenía como objetivo observar las Funciones de Comunicación y las Formas de Comunicación que el niño con Trastorno de Espectro Autista utilizaba durante dos situaciones. Observamos la existencia de limitaciones en las Formas de Comunicación y las Funciones de Comunicación del niño en estudio, con algunas mejoras con la introducción del video a través del celular. En conclusión, observamos que el celular parece contribuir para hacer accesible la información a las niñas y niños con Trastornos de Espectro Autista, específicamente, en la mejoría de su comunicación. Por último, se sugiere la realización de más estudios de carácter experimental que contemplen la observación en diversos contextos.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/34643
DOI: 10.24140/issn.1645-7250.rle51.12
ISSN: 1645-7250
Publisher Version: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/7718
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos
DEP - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
7718-Texto do artigo-22138-1-10-20210704.pdf349.62 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.