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Title: Estratégia de email marketing: o caso da MSTN Group
Author: Sousa, Telma Sofia de Oliveira
Advisor: Castro, Maria José Rodrigues Felício de Moura e
Keywords: Email marketing
Comportamento do consumidor
Comunicação digital
Redes sociais
E-commerce
Defense Date: 20-Jul-2022
Abstract: Atualmente o email marketing assume um papel fundamental na estratégia de comunicação digital das empresas, uma vez que se trata de uma ferramenta bastante multifacetada. As empresas recorrem ao email marketing com o intuito de conseguirem dar resposta às necessidades dos consumidores e manterem uma relação fiel e próxima com os mesmos, numa altura em que os mercados se caracterizam pela alta competitividade. Neste contexto, o presente relatório elaborado no âmbito do Mestrado em Gestão Comercial da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, Universidade de Aveiro, tem como objetivo descrever, enquadrar e refletir sobre a relação que existe entre uma estratégia de email marketing e o comportamento do consumidor, através da realização de um estágio no departamento de marketing do grupo MSTN, durante 7 meses. As atividades realizadas incidiram fundamentalmente em atividades de implementação da estratégia de comunicação digital da empresa, no que diz respeito às redes sociais e website, na implementação de uma estratégia de email marketing, e no e-commerce. O relatório conta também com um estudo de caso realizado no âmbito do email marketing. Este estudo teve como objetivo entender o impacto da inserção de uma hiperligação na imagem de um produto no email, redirecionando o consumidor ao website, na taxa de cliques. Os resultados do estudo indicam que a inserção de uma hiperligação na imagem de um produto tem impacto significativo no número de cliques para o website, no entanto, deve haver um cuidado na quantidade de hiperligações e de imagens usadas no mesmo email.
Currently, email marketing plays a fundamental role in business digital communication strategy, since it is a multifaceted tool. Companies use email marketing to be able to respond to consumer´s needs and maintain a loyal and close relationship with them, at a time when markets are characterized by its high competitiveness. In this context, this present paper prepared within the scope of the Master´s Degree in Commercial Management at Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, Aveiro University, aims to describe, frame, and reflect on the relationship that exists between an email marketing strategy and consumer behavior, through an internship, carried out in the marketing department of MSTN Group, that lasted 7 months. The activities carried out mainly focused on implementation activities of the company´s digital communication strategy, implementing an email marketing strategy and e-commerce. The paper also includes a case study carried out in the field of email marketing. This study aimed to understand the impact of inserting a hyperlink in the image of a product in the email, redirecting the consumer to the website, on the click-through rate. The results of the case study indicate that the insertion of a hyperlink in the image of a product has a significant impact on the number of clicks to the website, however, care must be taken in the number of hyperlinks and images used in the same email.
URI: http://hdl.handle.net/10773/34608
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
ESTGA - Dissertações de mestrado

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