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Título: Quality assurance in China and UK : a comparative analysis
Autor: Qun Zhang
Orientador: Rosa, Maria João Machado Pires da
Palavras-chave: Ensino superior
Ensino superior
Ensino superior
Qualidade do ensino
Educação comparada
Data de Defesa: 2010
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: O objectivo da presente dissertação é proceder a uma análise comparativa das políticas de garantia da qualidade do ensino superior na China e no Reino Unido. Com a emergência da economia do conhecimento, bem como com o crescimento da internacionalização e da globalização, o ensino superior tem vindo a ocupar uma posição estratégica muito importante na maioria dos países. Desde 1997 que as preocupações da sociedade com a qualidade do ensino superior se têm vindo a fazer sentir na China, sobretudo devido à significativa expansão do seu sistema de ensino superior. O governo Chinês considera como responsabilidade sua a educação, especialmente a educação superior, muito por causa da cada vez mais acérrima e global competição por pessoas com formação superior. Para encontrar as similitudes e as diferenças entre as políticas de garantia da qualidade na China e no reino Unido recorre-se ao enquadramento conceptual proposto por Perellon’s (2001). Mais especificamente, são comparadas a política chinesa de avaliação da qualidade do ensino de graduação e a política inglesa de auditorias institucionais. Depois de se analisarem os objectivos, mecanismos de controlo, áreas a abordar, procedimentos e utilização de ambas as políticas, são identificados os seus pontos de convergência e divergência. A dissertação termina com uma discussão das implicações que a experiência do Reino Unido em termos de garantia da qualidade pode ter para a China. São propostas sugestões para melhorar a política Chinesa de avaliação da qualidade do ensino de graduação com base nos ensinamentos colhidos com a análise da política de auditoria institucional Inglesa. ABSTRACT: The focus of the thesis is the comparison of the quality assurance policies in China and UK’s higher education systems. With the emergence of the knowledge economy, internationalization and globalization, higher education is put into a strategic level in most of the countries in the world. Since 1997 when the great expansion of China’s higher education system took place, that the quality issues are raised to a societal concern. The Chinese government considers the education as its own responsibility, especially the higher education, because of the fierce competition for the talented people around the globe. This thesis employs Perellon’s (2001) comparative framework to compare the similarities and differences of the China and UK’s quality assurance policies. More specifically, the Chinese quality assessment policy of undergraduate degree programmes and institutional audit policy of the English higher education system are compared. After analyzing both policies’ objectives, control mechanism, areas to address, procedures and uses, the convergences and divergences of the policies of the policies constitute the thesis main findings. This thesis concludes with a discussion around what China can learn from the UK’s higher education quality assurance policy, because China’s quality assurance policy is still on its initial stages while the UK has a significant experience. Suggestions will be given on how to improve the Chinese undergraduate quality assessment policy by comparing it with the England’s institutional audit policy.
Descrição: Mestrado em Ensino Superior (Erasmus Mundus)
URI: http://hdl.handle.net/10773/3457
Aparece nas coleções: DCSPT - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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