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Title: Avaliação dos planos de ações no tratamento de não conformidades
Author: Rocha, João Gonçalo Loureiro
Advisor: Completo, António
Keywords: Qualidade
Não conformidades
Fornecedor
Plano de ações
Renault Cacia S.A.
Defense Date: 22-Jul-2022
Abstract: O presente trabalho foi desenvolvido nas instalações da Renault Cacia, no Serviço da Qualidade Fornecedor (SQF) e teve como objetivo a avaliação dos planos de ações do tratamento de não conformidades de um fornecedor da Renault Cacia, pertencente ao Grupo Renault. No mercado atual, para uma empresa ser bem-sucedida e obter uma vantagem competitiva, é necessário que a qualidade esteja integrada em todos os processos da empresa, garantindo a produção de produtos de excelência, que satisfaçam o cliente. A qualidade do produto final é fortemente influenciada pela capacidade dos seus fornecedores, sendo fundamental assumir sólidas parcerias com os mesmos. Por isso, se necessário, deve-se proporcionar todo o auxílio possível para um melhor desempenho do fornecedor e, consequentemente, da empresa. Assim este estágio centrou-se no acompanhamento estreito de um fornecedor da empresa Renault Cacia que apresentava desvios relativamente aos objetivos de qualidade acordados por forma a se atingir os objetivos contratuais. Após uma ambientação na empresa e nas linhas de maquinação das peças, compradas ao fornecedor, onde foi possível adquirir todo o conhecimento necessário sobre o processo interno de tratamento das não conformidades e sobre os defeitos inerentes ao processo de fundição do fornecedor, partiu-se para a definição, e posteriormente, avaliação dos planos de ações. Este processo foi dividido em temas, onde foram abordados todos os passos, desde a caracterização das não conformidades, até à avaliação dos planos de ações. É apresentada uma introdução, que serve de contextualização à metodologia utilizada e aos resultados obtidos após a implementação. Foi ainda proposto um objetivo complementar, que passou pelo desenvolvimento de uma aplicação para telemóvel, de forma a melhorar a partilha de dados, relativos às não conformidades, entres as empresas. No geral, todos os objetivos propostos foram atingidos, originando resultados muito positivos permitindo ao fornecedor obter uma melhoria significativa dos seus indicadores de qualidade, proporcionando, consequentemente, grandes benefícios para a em presa Renault Cacia S.A.
The present work was done at Renault Cacia's facilities, at the Supplier Quality Service (SQF) and the aim was the evaluation of the action plans regarding the treatment of non-conformities of a Renault Cacia’s supplier which belongs to the Renault Group. In the current market, for a company to be successful and to get the competitive advantage, it is necessary that quality is integrated into all company processes ensuring the production of excellent products that satisfy the customer. The quality of the final product is strongly influenced by the capacity of its suppliers. That is why it is essential to assume solid partnerships with them. Therefore, all possible assistance the suppliers may need must be provided to improve their performance and consequently the performance of the company. Thus, this internship focused on the close monitoring of a Renault Cacia’s supplier which presented deviations from the agreed quality objectives and from the contractual objectives. After an integration in the company and in the machining lines of the parts purchased from the supplier, where it was possible to acquire all the necessary knowledge about the internal process of treatment of non-conformities and about the defects inherent to the supplier's casting process, the definition and evaluation of the action plans began. This process was divided into themes where all the steps were addressed from the animation of non-conformities to the evaluation of action plans. An introduction is presented which serves as a context for the methodology used and for the results obtained after implementation. A complementary objective was also proposed which involves the development of a mobile application. Its goal is to improve data sharing between companies regarding non-conformities. In general, all the proposed objectives were achieved, resulting in very positive results, allowing the supplier to obtain a significant improvement in its quality indicators and providing great benefits for the company Renault Cacia S.A.
URI: http://hdl.handle.net/10773/34538
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEM - Dissertações de mestrado

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