Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/34526
Title: Mirando as raias entre Portugal e Espanha: um diálogo sobre a formação contínua de professores em contextos de diversidade cultural e linguística
Other Titles: Apuntando como raias entre Portugal y España: un diálogo sobre la formación continua del profesorado en contextos de diversidad cultural y lingüística
Aiming as raias between Portugal and Spain: a dialogue on continuous teacher education in contexts of cultural and language diversity
Author: Leardine, Márcia Alexandra
Sá, Maria Helena Araújo e
Ulhôa, Andrea Alves
Keywords: Formação contínua de professores
Aprendizagem docente e desenvolvimento profissional
Diversidade cultural e linguística
Issue Date: 30-Aug-2021
Abstract: O artigo objetiva um diálogo sobre a formação contínua de professores, perspectivada como investigação-ação-formação, em contextos de diversidade cultural e linguística. Inicia entretecendo os conceitos subjacentes à reflexão pretendida para afirmar a posição epistemológica das autoras ao argumentarem em favor de processos formativos dialógicos e colaborativos, protagonizados pelos professores, voltados à (trans)formação e ao desenvolvimento profissional docente, situados no lócus da profissão e enredados na prática profissional. Estabelecido o cenário teórico, apresenta-se uma proposta de formação contínua a ser vivificada por professores em escolas de fronteiras, nas raias entre Portugal e Espanha, onde a diversidade cultural e linguística é o cerne das ações educativas. A interlocução situa e evidencia o caráter histórico-social da formação docente e joga luz sobre as subjetividades que entrelaçam os saberes e os fazeres dos professores na constituição de uma ecologia de conhecimentos que alicerça a sua práxis pedagógica.
The article aims at a dialogue on the continuous training for teachers, from a research-action-training approach in contexts of cultural and linguistic diversity. It begins by relating the concepts underlying the intended reflection to affirm the epistemological position of the authors by arguing in favor of dialogical and collaborative formative processes, led by teachers, focused on teachers’ training and professional development, situated in the locus of the profession, and enliven in professional practice. Once the theoretical scenario is established, a training proposal is presented for teachers in Portugal and Spain border schools, where cultural and linguistic diversity is the core of educational actions. The dialogue situates and evidences the historical-social character of teacher education and sheds light on the subjectivities that intertwine the knowledge and actions of teachers in the constitution of an ecology of knowledge that underlies their pedagogical praxis.
El artículo tiene como objetivo un diálogo sobre la formación continua de profesores, desde una perspectiva de investigación-acción-formación, en contextos de diversidad cultural y lingüística. En un primer momento se interrelacionan los conceptos que subyacen a la reflexión pretendida para afirmar la posición epistemológica de los autores argumentando a favor de procesos formativos dialógicos y colaborativos, liderados por docentes, centrados en la (trans)formación y desarrollo profesional, situados en el locus de la profesión y entrelazados en la práctica profesional. Una vez establecido el escenario teórico, se presenta una propuesta de formación continua que será vivenciada por profesores en escuelas fronterizas, en las rayas entre Portugal y España, donde la diversidad cultural y lingüística es el núcleo de las acciones educativas. El diálogo sitúa y pone en evidencia el carácter histórico-social de la formación docente e ilumina las subjetividades que entrelazan el conocimiento y las acciones de los docentes en la constitución de una ecología del conocimiento que subyace en su praxis pedagógica.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/34526
DOI: 10.22483/2177-5796.2021v23n2p423-438
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos
DEP - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mirando as raias entre Portugal e Espanha.pdf494.11 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.