Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/34450
Title: O ensino da argumentação para o ENEM: análise do livro didático
Other Titles: Teaching argumentation for ENEM: school book analysis
Author: Madureira, André Luiz Gaspari
Sá, Cristina Manuela
Keywords: Argumentação
Discurso
Ensino
Língua materna
Livro didático
Issue Date: Oct-2021
Publisher: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Abstract: Este estudo propõe investigar como se dá a condução do ensino da argumentação na preparação de alunos ao Exame Nacional do Ensino Médio – o Enem – no que diz respeito à produção de textos dissertativo-argumentativos. A análise se vale de pressupostos da retórica, mais especificamente dos estudos da Nova Retórica, conduzidos por Chaïm Perelman & Lucie Olbrechts-Tyteca. Desses estudos foram selecionadas algumas categorias de análise, compreendendo a tríade retórica, as finalidades da argumentação, as modalidades da língua, a estrutura do texto argumentativo e as técnicas argumentativas de ligação. Como corpus de investigação, tem-se uma unidade de um livro didático dedicada ao ensino de argumentação no Enem. Por meio de uma abordagem metodológica qualitativa, promoveu-se a constituição de uma série de grelhas de análise preenchidas pelas respectivas categorias retóricas levadas em consideração na pesquisa. Desse modo, tornou-se possível compreender como o livro didático aborda as categorias retóricas definidas, revelando um panorama de trabalho em que se materializam tanto aspectos potencializadores para a compreensão do aluno acerca de uma série de proficientes práticas discursivo-argumentativas, quanto certas insuficiências que devem ser levadas em consideração no trabalho com o texto dissertativo-argumentativo, destinado ao exame em questão.
This study intended to analyze the way the teaching of argumentation is organized to train the students for the Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) in what concerns the production of written dissertational-argumentative texts. The analysis is based on rhetoric precepts, namely the studies of the New Rhetoric conducted by Chaïm Perelman and Lucie Olbrechts-Tyteca. In those studies, were picked some categories for the analysis, including the rhetoric triad, the aims of argumentation, the modalities of language, the structure of the argumentative text and associative techniques of argumentation. The corpus analyzed consists of a unity of a school book designed to teach argumentation. Using a qualitative research methodology, several grids were produced presenting the rhetoric categories considered in the analysis. Thus, it was possible to understand how the school book analyzed approaches those rhetoric categories unveiling a plan that presents some aspects which help the student to learn about effective argumentative discourse practices, but also some flaws in what concerns the training to write dissertational-argumentative texts for the exam taken into account.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/34450
Publisher Version: http://seer.spo.ifsp.edu.br/index.php/metalinguagens/article/view/810
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos
DEP - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALMDOC001_810-Texto do artigo-3440-1-10-20211101.pdf242.25 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.