Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/34401
Title: O papel do design no redesenho da estratégia de comunicação de plataformas de apoio ao ensino: contributo para o projeto Pmate 4.0
Author: Ramos, Catarina Ferreira
Advisor: Gomes, Gonçalo João Ribeiro
Keywords: Design de comunicação
Identidade
Pmate
Plataformas online
Defense Date: 22-Dec-2021
Abstract: O Projeto Matemática e Ensino (Pmate) é uma iniciativa criada e gerida por uma equipa da Universidade de Aveiro que tem como objetivo promover o sucesso escolar através da sua plataforma online e projetos de incentivo e divulgação da cultura científica. Este estudo desenvolve-se no âmbito do projeto da UA de reestruturação desta plataforma e serviço, focando-se no redesign da estratégia e identidade da mesma, analisando e refletindo sobre a forma como o legado histórico do projeto pode influenciar as decisões criativas na idealização e construção de uma nova identidade e linguagem gráfica. Relativamente a este processo são identificados e analisados momentos relevantes da história do Pmate, a sua evolução gráfica ao longo do tempo e estabelecidos os fatores críticos para implementação na nova identidade, assim como os guias de orientação para uso da mesma. Aborda conceitos como identidade, gestão do design e sistemas de design e o contributo do papel do design para o proporcionamento de um melhor serviço e experiência.
The Projeto Matemática e Ensino (Pmate) is an initiative built and managed by a team from the University of Aveiro which aims to promote academic success through its online platform and projects of encouragement and dissemination of scientific culture. This study is developed within the UA project of restructuring this platform and service, focusing on the redesign of its strategy and identity, analysing and reflecting on how the historical legacy of the project can influence the creative decisions in the design and construction of a new identity and graphic language. In this process, relevant moments in Pmate's history are identified and analysed, its graphic evolution over time and the critical factors for implementation in the new identity are established, as well as guidelines for its use. It addresses concepts such as identity, design management and design systems, and the contribution of the role of design in providing a better service and experience.
URI: http://hdl.handle.net/10773/34401
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Catarina_Ramos.pdf180.47 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.