Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/34399
Title: O erro como instrumento de apoio aos processos de ensino e aprendizagem: uma experiência com alunos do 7º ano de escolaridade
Author: Amaral, Cristiana Solange Oliveira
Advisor: Breda, Ana Maria
Keywords: Ensino de matemática
Aprendizagem
Erros
Avaliação formativa
Funções
Defense Date: 16-Jul-2020
Abstract: Ao longo do tempo os processos de ensino e aprendizagem têm sido alvo de contínua mudança, revestindo-se de grande importância as formas de avaliação que os acompanham. A avaliação formativa, em que o objetivo passa por acompanhar o progresso individual de cada aluno tendo em conta os objetivos de aprendizagem traçados é um instrumento de autorregulação aos processos acima mencionados. O erro cometido (pelo aluno) e analisado (pelo professor) assume um valor de grande relevância quando compreendido como articulador de novos saberes e promotor de mediações (docente/discente) eficazes a aprendizagens significativas e sólidas. Neste contexto formulou-se o seguinte problema de investigação: Análise da natureza dos erros mais comuns no subdomínio das Funções e as suas consequências nos processos de ensino e aprendizagem. Desta forma, pretende-se dar um contributo às seguintes questões de investigação: i) Qual a natureza dos erros mais frequentes que os alunos do 7º ano de escolaridade cometem na resolução de questões relacionadas como tema das funções? ii) De que forma é que os alunos se apercebem dos erros que cometem? Que dispositivos de regulação pode usar o professor por forma a favorecer o processo de superação do erro? Que evolução apresentam? Considerando a natureza das questões de investigação, o estudo realizado é de natureza mista (qualitativo e quantitativo), essencialmente qualitativa, e insere-se no design de um estudo de caso múltiplo, sendo a turma participante uma turma do 7º ano de escolaridade duma escola do distrito de Aveiro . A recolha de dados foi efetuada através das produções escritas, de todos os alunos da turma, em dois testes de avaliação e numa ficha de trabalho e de entrevistas semiestruturadas efetuadas a um conjunto de alunos, selecionados, dessa turma. Os resultados obtidos sugerem que (1) os alunos cometem com maior frequência erros que ocorrem devido às características da linguagem algébrica, (2) o questionamento oral e o constante feedback organizado e estruturado são dispositivos reguladores que o professor pode e deve usar por forma a favorecer o processo de superação do erro.
Over the time the teaching and learning processes have been the aim of continuous changes. The methods used in evaluation that are related to them, are very important. Formative evaluation, in which the objective is to follow the individual progress that each student take in to account and the learning objectives defined, are instruments used in self-regulation of the students knowledge. The error made (by the student) and analyzed (by the teacher) assumes a value of great relevance when understood as an articulator of mediations (teacher/student) effective to significant and solid learning. In this context, the research problem that was formulated is: Analyse the nature from the most common errors in the subdomain “functions” and their consequences on teaching and learning processes. Thus, the following research questions are: i) What is the nature of the most common mistakes made by students in the 7th grade in the resolution of questions related to the subject of functions? ii) How do students perceive their own mistakes? What can be the adjustment devices that teachers can use in order to overcoming students errors? What benefits can be enumerated? Considering the nature of the research questions, the study carried out is a mixed nature (qualitative and quantitative), essentially qualitative, and is part of the design of a multiple case study. The participating class is a 7th grade class from a school in Aveiro district. The data collection was carried out through the written productions, of all the students in the class, in a work sheet and semi-structured interviews carried out to a group of selected students from that class. The results obtained suggest that (1) students make more frequent mistakes, due to the characteristics of algebraic language, (2) oral questioning and constant organized and structured feedback are regulatory devices that the teacher can and should use in order to promote the process of overcoming the error.
URI: http://hdl.handle.net/10773/34399
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Cristiana_Amaral.pdf4.01 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.