Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/34296
Title: Place branding: estado da investigação em Portugal
Other Titles: Place branding: research situation in Portugal
Author: Ribeiro, Marlene
Providência, Francisco
Keywords: Place branding
Marca territorial
Investigação em Portugal
RCAAP
Issue Date: Apr-2017
Publisher: UA Editora
Abstract: A gestão do território é política, mas ao Design reconhece-se a eloquência de conformar o lugar comum e de o comunicar de forma memorável, o que coloca esta disciplina como um valioso recurso de utilidade pública. É, pois, sobre este pressuposto estratégico que se enquadra a investigação sobre Place Branding, na área científica do Design. Neste artigo procuramos aferir o estado da investigação em Portugal com incidência na temática do Place Branding, tendo sido realizada uma revisão da produção científica dos pares. Utilizámos o RCAAP — Repositório de Acesso Aberto de Portugal como fonte de recolha de dados relativos às dissertações de mestrado e teses de doutora- mento defendidas em território nacional e que incluíram nos campos: pala- vras- chave, título ou resumo, um ou mais termos por nós identificados como recorrentes na revisão da literatura de referência para esta área temática. A partir da informação disponível criámos uma grelha de análise onde defi- nimos como campos de observação: título; ano; instituição; departamento/ faculdade; área; especialização; tipo de documento; autor; orientadores; resumo; identificador on-line e tipo de acesso, tendo posteriormente proce- dido à análise documental como instrumento metodológico. Desta análise foi-nos possível verificar que os termos que mais investigadores têm utilizado são: “Place Branding” na língua inglesa e “Marca Territorial” em português. Da totalidade de documentos identificados — 79, dominam sem surpresa as dissertações de mestrado — 72, havendo apenas registo de 7 teses de doutora- mento, nenhuma das quais com origem na área científica do Design. Os docu- mentos consultados são provenientes de instituições portuguesas do ensino superior público e privado, universitário e politécnico. Todas as ocorrências foram produzidas entre 2007 e 2015, não havendo registos anteriores. Foi-nos possível agrupar as áreas científicas identificadas pelos grupos principais: Gestão; Marketing; Turismo; Economia; Políticas Públicas; Design; Sociolo- gia e Estudos Culturais, sendo as investigações propostas a mestrado ou dou- toramento em Gestão e Marketing as mais representadas. Relativamente ao conteúdo dos trabalhos, analisado pela leitura do resumo, verificámos que os estudos, sobretudo quantitativos apontam para a importância e impacto económico de uma gestão estratégica da marca territorial; afirmam a mais-valia de integração dos stakeholders e reconhecem o impacto positivo da organização de grandes eventos internacionais para o território. Verifi- cámos ainda propostas intervencionistas para as diferentes escalas do ter- ritório — cidades, regiões ou países, conformados normalmente em planos de marketing.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/34296
ISSN: 978–972–789–504–5
Publisher Version: http://hdl.handle.net/10773/17108
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