Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/34148
Title: A banda desenhada na comunicação e educação em ciência: uma revisão sistemática da literatura
Other Titles: Comics in Science Communication and Education: A Systematic Literature Review
La bande dessinée dans la communication scientifique et l’éducation : une revisión systématique de la littérature
El cómic en la comunicación científica y la educación: una revisión sistemática de la literatura
Author: Mota, Marina
Sá, Cristina Manuela
Guerra, Cecília
Keywords: Banda desenhada
Comunicação de ciência
Educação em ciência
Issue Date: 2021
Publisher: Edições Universitárias Lusófonas
Abstract: O presente artigo consiste numa revisão sistemática da literatura sobre a utilização da banda desenhada como recurso na comunicação e educação em ciência. Tem como objetivo analisar e perceber como os estudos utilizaram a banda desenhada como recurso didático para comunicar ciência e como esta utilização está relacionada com o desenvolvimento da aprendizagem. A questão de partida é “Qual o potencial da banda desenhada na comunicação e educação em ciência?”. Serão selecionados artigos publicados em revistas indexadas nos últimos 20 anos, em inglês, português e espanhol, cujo foco seja a aplicação da banda desenhada (de temática científica) em contexto de comunicação e/ou educação em ciência. As bases de dados utilizadas foram a Scopus e a Web of Science. Através da leitura dos resumos, foram excluídos trabalhos de fonte secundária, ou seja, que resumem, interpretam ou avaliam os textos das fontes primárias ou os que não se focam na aplicação da banda desenhada em contexto de comunicação de ciência ou educação em ciência. Conclui-se que a banda desenhada de temática científica é tão ou até mais eficaz do que um recurso didático tradicional e gera maior engajamento, na medida em que os alunos passam a se interessar em ler mais sobre o tema.
This article consists of a systematic literature review of the use of comics as a resource in science education and communication. It aims to analyze and understand how studies have used comics as a didactic resource to communicate science and how this use is related to the development of learning. The starting question is “What is the potential of comics in science communication and education?”. Articles published in journals in the last 20 years, in English, Portuguese and Spanish, with a focus on the application of comics (with a scientific theme) in the context of science communication and/or science education, will be selected. The databases used were Scopus and Web of Science. By reading the abstracts, works from secondary sources were excluded, that is, works that summarize, interpret or evaluate texts from primary sources or those that do not focus on the application of comics in the context of science communication or science education. We conclude that the scientific-themed comic is as or even more effective than a traditional didactic resource and generates greater engagement as students become interested in reading more about the topic.
Cet article consiste en une révision systématique de la littérature sur l’utilisation de la bande dessinée comme ressource didactique en communication et en éducation scientifique. Il vise à analyser et à comprendre comment les études ont utilisé la bande dessinée comme ressource pédagogique pour communiquer la science et comment cette utilisation est liée au développement de l’apprentissage. La question de départ est « Quel est le potentiel de la bande dessinée dans l’enseignement de la communication et des sciences?». On a sélectionné les articles publiés dans les revues indexées au cours des 20 dernières années, en anglais, en portugais et en espagnol, mettant l’accent sur l’application de la bande dessinée (avec un thème scientifique) dans le contexte de la communication et / ou de l’enseignement des sciences. Les bases de données utilisées étaient Scopus et Web of Science. En lisant les résumés, on a exclu les œuvres de sources secondaires, c’est-à-dire les œuvres qui résument, interprètent ou évaluent des textes de sources primaires ou celles qui ne se concentrent pas sur l’application de la bande dessinée dans le contexte de la communication scientifique ou de l’enseignement des sciences. Nous concluons que la bande dessinée à thème scientifique est aussi efficace, voire plus efficace, qu’une ressource didactique traditionnelle et génère un plus grand engagement amenant les élèves à s’intéresser à en savoir plus sur le sujet.
Este artículo consiste en una revisión sistemática de la literatura sobre el uso de los cómics como recurso en la comunicación y la educación científica. Tiene como objetivo analizar y comprender cómo los estudios utilizaron los tebeos como recurso didáctico para comunicar la ciencia y cómo este uso se relaciona con el desarrollo del aprendizaje. La pregunta de partida es “¿Quál es el potencial de los cómics en la comunicación y la educación científica?”. Se seleccionarán artículos publicados en revistas indexadas en los últimos 20 años, en inglés, portugués y español, con un enfoque en la aplicación de los cómics (de temática científica) en el contexto de la comunicación y/o educación científica. Las bases de datos utilizadas fueron Scopus y Web of Science. Al leer los resúmenes, se excluyeron los trabajos de fuentes secundarias, es decir, los que resumen, interpretan o evalúan textos de fuentes primarias o aquellos que no se enfocan en la aplicación de los cómics en el contexto de la comunicación científica o educación científica. Concluimos que los cómics de temática científica son tan o incluso más efectivos que un recurso didáctico tradicional y generan un mayor compromiso llevan los estudiantes a se interesar en leer más sobre el tema.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/34148
Publisher Version: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/7713
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MMotaDOC001_bandadesenhada.pdf3.76 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.