Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/34145
Title: | Auer e Galamian: análise e comparação dos conteúdos fulcrais do ensino do violino e os seus contributos na pedagogia em Portugal |
Author: | Marques, Flávia Caseiro |
Advisor: | Santana, Helena |
Keywords: | Pedagogia do violino Leopold Auer Ivan Galamian Tratados de violino |
Defense Date: | 29-Nov-2021 |
Abstract: | O presente relatório remete para o trabalho desenvolvido no âmbito da disciplina
Prática de Ensino Supervisionada do 2º ano do curso de Mestrado em Ensino da
Música da Universidade de Aveiro. Tem como objetivo a reflexão crítica sobre a
compreensão da pedagogia do violino, através da leitura de tratados, livros e
métodos escritos ao longo de toda a história, como forma de criação de uma
metodologia própria baseada em informação escrita por pedagogos com
resultados de excelência. O trabalho está dividido em duas partes, sendo que a
primeira parte remete ao projeto de investigação que pretende deixar uma análise
e comparação dos tratados de Leopold Auer e Ivan Galamian, escrita em
português, para consulta de todos os professores e alunos. No sentido de obter
dados que elucidassem esta investigação, foi delineado um questionário, dirigido
a 26 professores de violino que visou verificar a importância da compreensão da
história da pedagogia do violino por parte dos professores, para a organização e
criação da sua própria metodologia, assim como verificar a pertinência da
tradução para português e comparação de tratados escritos ao longo de todos os
tempos. Foi possível verificar através da análise do questionário, que
praticamente todos os professores conhecem e utilizam abordagens do
pedagogo Galamian. Já em relação ao Auer o caso é oposto, já que a
percentagem de professores que conhece e utiliza, é muito baixa. Foi possível
verificar, também, que a maioria dos professores concorda que é importante
conhecer literatura relacionada com a pedagogia do violino e que consideram
muito pertinente a existência de traduções destes tratados. A segunda parte
deste relatório incide na observação e reflexão sobre o contexto onde decorreu a
componente Prática de Ensino. This report refers to the work developed within the subject of Practice of Teaching, integrated in the 2nd year of the master’s course in Music Teaching at the University of Aveiro. Its objective is to critically reflect on the understanding of violin pedagogy, through the reading of treatises, books and methods written throughout history, as a way of creating its own methodology based on information written by pedagogues with excellent results. The work is divided into two parts, the first part referring to the research project that intends to leave an analysis and comparison of the treatises by Leopold Auer and Ivan Galamian, written in Portuguese, for consultation by all teachers and students. In order to obtain data to clarify this investigation, a questionnaire was designed, addressed to 26 violin teachers, which aimed to verify the importance of understanding the history of violin pedagogy by teachers, for the organization and creation of their own methodology, as well as verifying the relevance of the translation into Portuguese and comparison of treatises written throughout the ages. It was possible to verify, through the analysis of the questionnaire, that practically all teachers know and use the Galamian pedagogue's approaches. In relation to Auer, the case is the opposite, since the percentage of teachers who know and use it is very low. It was also possible to verify that most teachers agree that it is important to know literature related to violin pedagogy and that they consider the existence of translations of these treatises very relevant. The second part of this report focuses on observation and reflection on the context in which the Teaching Practice took place. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/34145 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Documento_Flávia_Marques.pdf | 14.49 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.