Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/34143
Title: O papel motivador de gamificação como ferramenta auxiliar no ensino básico de piano
Author: Pinho, Salomé Maria Ribeiro Castro
Advisor: Shao Xiao Ling
Keywords: Gamificação
Motivação
Envolvimento
Ensino de música
Ensino de piano
Defense Date: 17-Dec-2021
Abstract: No panorama actual de investigação académica, a experiência interactiva e envolvente dos videojogos tem sido estudada em áreas educacionais. Uma das componentes estratégicas que surge inspirada no fenómeno dos videojogos é o conceito de Gamificação, que tem utilizado os elementos do design de videojogos em contextos de sala de aula que não eram pensados, convencionalmente, como um “jogo”. Este conceito, bem como as estratégias incluídas, têm vindo mostrar resultados favoráveis ao nível do envolvimento e da motivação dos alunos e já foi aplicado em diversas disciplinas. No entanto, na área da música ainda existem poucos estudos relacionados. O presente projecto educativo propôs a implementação da gamificação no contexto de ensino de piano, criando um protótipo funcional e tendo como objectivo promover a motivação intrínseca do aluno e o seu envolvimento no estudo direccionado à prática técnica, como escalas, arpejos e estudos, de forma a criar experiências de aprendizagem activa e significativa. A investigação e implementação do projecto contou com uma amostra composta por quatro participantes, alunos de piano do Curso de Música Silva Monteiro. Os resultados obtidos foram positivos e corresponderam aos objectivos propostos, verificando-se que os quatro participantes mostraram mudanças positivas a nível de motivação e envolvimento. Os dados recolhidos relativos ao estado de flow não permitiram chegar a um resultado conclusivo. No entanto, todos os alunos apresentaram um nível de envolvimento activo durante as experiências, que para além de lhes ter proporcionado uma plataforma digital interactiva e personalizada, permitiu também o desenvolvimento das suas competências e autonomias. As actividades propostas ajudaram os alunos a encontrar novas formas e estratégias de estudo, a gostar do processo de aprender, a interligar e transferir os conhecimentos práticos, teóricos e musicais.
The interactive and engaging experience of video games has been studied in educational areas in the current panorama of academic research. One of the strategic components that emerges inspired by the phenomenon of videogames is the concept of Gamification, which uses the elements of videogame design in classroom contexts that were not conventionally thought of as a “game”. This concept and the included strategies have been showing favourable results in terms of the involvement and motivation of students and has already been applied in several disciplines. However, there are still few related studies in the music area. This educational project proposed the implementation of gamification in the context of piano teaching, creating a functional prototype and aiming to promote the intrinsic motivation of the student and his involvement in the study aimed at technical practice, such as scales, arpeggios, and studies, in a way to create active and meaningful learning experiences. The investigation and implementation of the project included a sample of four participants, piano students from the music school Curso de Música Silva Monteiro. The results obtained were positive and corresponded with the proposed objectives, verifying that the four participants showed favourable changes in terms of motivation and involvement. The data collected about the flow state did not allow us to reach a conclusive result. However, all students showed a level of active involvement during the experiences, which provided them with an interactive and personalised digital platform and allowed them to develop their skills and autonomy. The proposed activities helped students find new methods and study’s strategies to enjoy the learning process while also connecting and transferring practical, theoretical, and musical knowledge.
URI: http://hdl.handle.net/10773/34143
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Salomé_Pinho.pdf19.45 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.