Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/34083
Title: Escala de avaliação de competências comunicativas: contributos para a validação na perturbação do espectro do autismo
Author: Oliveira, Diana Moita
Advisor: Lousada, Marisa Lobo
Figueiredo, Daniela Maria Pias de
Keywords: Escala de avaliação de competências comunicativas
Perturbação do espectro do autismo
Fiabilidade
Validade
Defense Date: 2-Jun-2022
Abstract: Enquadramento: O Terapeuta da Fala é o profissional que deve participar, ativamente, na avaliação da pragmática. No entanto, em Portugal verifica-se uma escassez de instrumentos válidos e fidedignos para avaliar esse domínio, de forma pormenorizada. Objetivos: O objetivo geral do presente estudo foi contribuir para a validação da Escala de Avaliação de Competências Comunicativas (EACC) na Perturbação do Espectro do Autismo (PEA), em crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 8 anos. Metodologia: O estudo, do tipo transversal, descritivo-correlacional e com uma abordagem quantitativa, foi realizado com uma amostra total de 97 crianças. Analisou-se a consistência interna da EACC através do cálculo do alfa de Cronbach e a fiabilidade teste-reteste, através do cálculo do Coeficiente de Correlação Intraclasse (CCI). Para a validade de constructo efetuou-se a Análise Fatorial Exploratória (AFE) com rotação oblíqua. A validade convergente foi verificada pelo coeficiente de correlação de Spearman. Resultados: A EACC apresentou um valor de consistência interna elevado, evidenciando um alfa de Cronbach de 0.956. A análise da fiabilidade teste-reteste revelou boa estabilidade nas respostas dos participantes em ambos os momentos de avaliação, com valores de CCI entre 0.642 e 0.842. A análise da validade de constructo, efetuada através da AFE, considerou 10 fatores que explicaram 71,1% da variância. O valor do KMO=0.833 e do teste de esfericidade de Bartlett p<0.001 indicaram uma boa validade de constructo. Na análise da validade convergente, observaram-se correlações estatisticamente significativas entre a pontuação do total da EACC e as escalas “Problemas de Relacionamento com os Colegas” (rs=-0,273; p<0.01) e “Comportamento Pró-social” (rs=0,606; p<0.01). Conclusão: Os resultados obtidos evidenciaram que a EACC apresenta boas características psicométricas ao nível da consistência interna e da fiabilidade teste-reteste. Não obstante, relativamente à validade de constructo foram identificadas algumas limitações da EACC, que contemplam aspetos relevantes a ter em conta em futuros estudos de investigação.
Background: The Speech-Language Pathologist is the professional who should actively participate in the assessment of pragmatic. However, in Portugal there is a lack of valid and reliable instruments to assess this domain in detail. Aims: The main goal of the present study was to contribute to the validation of the Communicative Skills Assessment Scale (EACC) in Autism Spectrum Disorder (ASD) in children from 4 to 8 years old. Methods: The study, cross-sectional, descriptive-correlational and with a quantitative approach, was carried out with a total sample of 97 children. The internal consistency of the EACC was analysed by calculating Cronbach's alpha and the test-retest reliability, by calculating the Intraclass Correlation Coefficient (ICC). For construct validity, Exploratory Factor Analysis (EFA) was performed with oblique rotation. Convergent validity was verified by Spearman's correlation coefficient. Results: The EACC showed a high internal consistency value, indicating a Cronbach's alpha of 0.956 The test-retest reliability analysis revealed good stability in the responses of participants at both evaluation moments, with ICC values between 0.642 and 0.842. The analysis of construct validity, carried out through EFA, considered 10 factors that explained 71.1% of the variance. The value of KMO=0.833 and Bartlett's sphericity test p<0.001 indicated good construct validity. In the analysis of convergent validity, statistically significant correlations were observed between the total score of the EACC and the scales "Relationship Problems with Colleagues" (rs=-0.273; p<0.01) and "Prosocial Behaviour" (rs=0.606; p<0.01). Conclusions: The results obtained showed that the EACC has good psychometric characteristics in terms of internal consistency and test-retest reliability. However, regarding the construct validity, some limitations of the EACC were identified to be considered in future research studies.
URI: http://hdl.handle.net/10773/34083
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
ESSUA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Diana_Oliveira.pdf1.57 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.